Pular para o conteúdo principal

Pessoa segurando aparelho celular e acessando aplicativo SIU MOBILE BH
Foto: Vanessa Bedran/PBH

Aplicativo mostra pontos de ônibus e itinerários especiais no Carnaval

criado em - atualizado em
O Carnaval está chegando e mais de 500 blocos vão desfilar nas ruas de Belo Horizonte. Serão mais de 600 desfiles e, com tantos foliões, será necessário fazer alterações no transporte público neste período para atender com qualidade tanto quem está se divertindo quanto quem precisa trabalhar. Durante o Carnaval de Belo Horizonte, serão alterados 208 pontos de embarque e desembarque e alteradas rotas de 127 linhas de ônibus, no centro da cidade. Para ajudar a orientação de usuários do transporte coletivo, o aplicativo SIU Mobile BH vai ganhar mais uma função, a partir de sábado, dia 2. Ao clicar no endereço do ponto de uma linha de ônibus, caso ele esteja desativado em função dos desvios de trânsito, o aplicativo vai indicar para o usuário a localização da parada mais próxima da sua linha. 
 

Essas informações também estarão disponíveis nos painéis instalados nos abrigos de ônibus e poderão ser visualizadas previamente no aplicativo. No menu 'Notificações’, o usuário já consegue visualizar mensagens de interesse operacional ou institucional como, por exemplo, uma mensagem informando alteração de itinerário ou mudança no quadro de horário da sua linha.

 

De acordo com o diretor de transporte público da BHTrans, Daniel Marx Couto, a nova versão do SIU Mobile favorece uma comunicação mais direta com os usuários. Essa versão permite cadastrar alterações de itinerários e pontos para um período pré-determinado, além de permitir o envio de notificações de alterações programadas para um determinado ponto, linha ou para todo o sistema. “Acredito que a opção pelo uso do transporte público coletivo será maior com usuários cada vez mais bem informados”, diz Daniel.

 

O estudante Victor Barcelos Teixeira conheceu o SIU MOBILE no ano passado e, desde então, passou a consultá-lo todos os dias. “Eu sei exatamente o horário que vou pegar meu ônibus, o que facilitou muito pra mim”, conta.

 

Desde a sua implantação, em dezembro de 2015, o SIU MOBILE vem sendo aprimorado para atender as necessidades dos usuários. O supervisor de sistemas inteligentes de transporte, Gustavo Fonseca de Oliveira, conta que a BHTrans reúne as sugestões recebidas da população para fazer ajustes, correções e também para atualizar e aprimorar as funções com o objetivo de facilitar para os passageiros do transporte coletivo. 

 

O SIU MOBILE BH fornece as mesmas informações disponíveis nos painéis do SITBus, equipamentos eletrônicos instalados em alguns pontos de embarque e desembarque da cidade. Para ter acesso ao SIU MOBILE, é só baixar gratuitamente o aplicativo, disponível nas plataformas Android, IOS (Iphone) e Windows Phone, fazer o cadastro, marcar os pontos de ônibus favoritos e começar a acompanhar. Pelo site  www.siumobile.com.br, os usuários têm acesso a todas as informações.

 

Mais funcionalidades do aplicativo SIU MOBILE

Uma das funcionalidades que se destaca no aplicativo é a acessibilidade para pessoas com deficiência visual, que podem embarcar de forma independente e segura. Com o SIU MOBILIE BH, uma pessoa cega ou com baixa visão pode comunicar, previamente, seu desejo de embarcar ao motorista do ônibus escolhido. Uma mensagem aparece no painel do veículo informando o endereço do ponto de ônibus e o nome do passageiro.  

 

Pelo aplicativo, o usuário pode salvar seus pontos de ônibus favoritos para consultá-los com mais facilidade e rapidez, além de encontrar o melhor trajeto e as linhas que atendem ao seu destino. E ainda tem mais: pode consultar todos os quadros de horários das linhas e itinerários e acompanhar, por um mapa, em tempo real, o seu ônibus realizando o trajeto até chegar no ponto de ônibus.

 

Com todas essas funções que o aplicativo proporciona, os usuários têm condições de gerenciar melhor seu tempo antes de sair de casa ou do trabalho. Já os foliões, ao usarem o transporte coletivo e o SIU MOBILE, vão poder curtir o carnaval com muito mais tranquilidade e segurança. 

 

18/02/2019. SIU Mobile Carnaval. Fotos: Vanessa Bedran/BHTrans