Pular para o conteúdo principal

Ambulantes do Carnaval de BH 2023 podem retirar credencial a partir do dia 1º
Foto: Nereu Júnior

Ambulantes do Carnaval de BH 2023 podem retirar credencial a partir do dia 1º

criado em - atualizado em


Os vendedores ambulantes que se cadastraram para trabalhar durante o Carnaval de Belo Horizonte 2023 podem retirar as credenciais entre os dias 1º e 4 de fevereiro, na Secretaria Municipal de Educação. O endereço é rua Carangola, 288, bairro Santo Antônio. O horário de entrega será das 8h às 17h. O número de registros cresceu, aproximadamente, 10% em relação à edição de 2020. Este ano, 16.117 pessoas buscaram a oportunidade, em 2020 foram 14.694. 

Para fazer a retirada é necessário apresentar um documento original com foto. O atendimento será realizado por ordem de chegada e as credenciais estarão separadas em ordem alfabética, considerando o nome social cadastrado. 

Caso o cadastrado não consiga comparecer nas datas e locais indicados, ele poderá solicitar que outra pessoa busque a credencial. Para isso, o representante deverá levar uma procuração original acompanhada do documento de identidade original com foto e cópia simples do documento de identidade do credenciado, acompanhada do original. 

A credencial é pessoal e intransferível e dá ao ambulante o direito de comercializar bebidas e adereços carnavalescos entre os dias 4 e 26 de fevereiro nos desfiles dos Blocos de Rua. Junto com o documento, os trabalhadores receberão material com orientações sobre as regras para atividade comercial durante a folia, dicas de segurança, campanhas educativas como “Carnaval é na lata”, proibição do trabalho infantil, instruções sobre descarte de lixo, entre outras. 

Os vendedores ambulantes estão proibidos de vender alimentos, bebidas em garrafas de vidro e fracionadas (em doses). É também vedada a comercialização de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. Durante todo o período de trabalho, eles devem usar a credencial em local visível e portar um documento de identificação com foto. O descumprimento destas e outras regras previstas no regulamento pode levar à perda do direito à comercialização. 

"Queremos oferecer uma festa inesquecível para os nossos foliões e os vendedores ambulantes são parte importantíssima desse plano. É com muita empolgação que recebemos a notícia do aumento no número de cadastros. Importante salientar o olhar atencioso que o prefeito Fuad Noman tem na geração de emprego e renda para a nossa cidade", afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur. 

Quantidade e perfil dos ambulantes

Em 2023, o número de vendedores ambulantes que se cadastraram para trabalhar durante o Carnaval foi de 16.117 pessoas. Um crescimento de, aproximadamente, 10% em relação à edição de 2020, em que foram registrados 14.694. Os números são do Observatório do Turismo de Belo Horizonte.

O investimento médio dos ambulantes na compra de mercadorias será de R$1.800,00. Eles esperam faturar R$4.500,00 com as vendas no carnaval. Além do número de ambulantes e expectativa de investimento, a pesquisa mapeou outras informações sobre o perfil das pessoas que se cadastraram. Cerca de 27% delas buscaram o registro pela primeira vez. 

Sobre o perfil demográfico, a média de idade dos inscritos é de 42 anos, sendo que 41% deles têm entre 30 e 45 anos. Entre os cadastrados, 45,7% se identificam como do gênero masculino, 41,2% como feminino e 13,1% não responderam. 

Serviço

Retirada de credenciais para ambulantes do Carnaval de Belo Horizonte

Data: 1º a 4 de fevereiro 
Local: Secretaria Municipal de Educação - Rua Carangola 288, Bairro Santo Antônio
Horário: 08h às 17h
Como chegar: ônibus - 2151 / 5102 / 9103