Pular para o conteúdo principal

Belo Horizonte
Divulgação/PBH

"Ambiente em Foco Virtual" retoma com debate sobre gestão de riscos e desastres

criado em - atualizado em

Na próxima terça-feira (14), o "Ambiente em Foco Virtual" inicia sua programação de 2023 com a palestra “Gestão de Riscos e Desastres em Tempos de Mudanças Climáticas”. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas por meio deste link.

 

A apresentação será ministrada pelo especialista em Segurança Pública e subsecretário de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Belo Horizonte, Waldir Figueiredo Vieira, e tratará das ações desenvolvidas em casos de riscos e desastres na capital, com ações preventivas diante de eventos extremos. Através do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, a situação é administrada por meio da atuação sistêmica do poder público em parceria com a comunidade.

 

Criado em 2020 pela gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o ciclo de palestras se consolidou ao longo dos anos e, em espaço virtual, vem sendo sucesso de público. Somente em 2022, a iniciativa atendeu mais que o dobro do seu público no ano anterior, com mais de 4 mil inscritos. Em 2021, o número era menos da metade, totalizando 1857 inscritos.

 

Nas 22 palestras do ano passado, a agenda recebeu profissionais que atuam com questões voltadas à proteção e garantia dos ecossistemas, bem como fomento a práticas cotidianas voltadas para o desenvolvimento sustentável dos espaços urbanos. Além disso, foram realizadas atividades extraordinárias e presenciais, como a Travessia Ambiental pela Serra da Moeda  e a visita ao Museu do Escravo.

 

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck, a perspectiva é que o projeto alcance ainda mais pessoas em 2023. "Todos os anos o Ambiente em Foco tem abraçado uma quantidade de pessoas ainda maior. Isto se deve à curadoria do projeto, que sempre coloca em pauta assuntos de extrema relevância para a sociedade, e à satisfação de quem participa das palestras, que se manifesta de forma assídua e reverbera esses resultados em seus grupos de influência. Para 2023, a tendência é chegarmos a um número ainda maior de participantes nas nossas edições", destaca.

 

A confirmação e as orientações para participação, além do acesso à sala virtual, serão enviadas por e-mail. Em caso de dúvidas, o inscrito pode fazer contato pelo e-mail: ambienteemfoco@pbh.gov.br.