20 June 2023 -
Finalizando as comemorações do mês do Meio Ambiente, a Prefeitura de Belo Horizonte realiza, nos dias 22 e 23 de junho, edição extraordinária do Ambiente em Foco, que contará com ciclo de palestras e workshops em modo presencial, no Centro de Educação Ambiental PROPAM (Rua Radialista Ubaldo Ferreira, 20 - Castelo). As inscrições individuais já estão abertas e podem ser realizadas on-line. Confira a agenda e saiba como participar:
Quinta-feira (22), das 14h às 17h:
Palestra "Pampulha: bacia hidrográfica no contexto urbano"
A partir do estudo do território da Bacia Hidrográfica da Lagoa da Pampulha e considerando seus cursos d’água subterrâneos e de superfície, a ocupação antrópica e os impactos ambientais dela decorrentes, será desenvolvida uma apresentação e troca de informações a respeito da relação humana estabelecida com as águas urbanas. Temas como permeabilização e ocupação do solo, inundações, assoreamento dos cursos d’água, produção e destinação de resíduos e efluentes, deposição irregular de lixo e entulho, lançamentos clandestinos de esgotos, dentre outros, serão abordados na agenda, ministrada pela bióloga Hanna Thays Soares Rodrigues.
Workshop: "Papel Reciclado-Maché”
A reciclagem do papel pode ser feita, tanto pela indústria quanto de maneira artesanal, por meio do reaproveitamento de jornais, revistas e demais documentos impressos sem uso. Esse processo gera novos papéis de várias cores e texturas que podem ser usados na confecção de cadernos, cartões e embalagens, que além de produzir novos utilitários, pode gerar renda. A atividade será ministrada pela educadora ambiental do CEA Propam, Gisela Maria Miranda Ribeiro Alves.
Sexta-feira (23), das 14h às 17h:
Palestra: “Joaninhas e Crisopídeos - práticas e vivências para o controle biológico de insetos invasores em plantas”
A agenda abordará o uso de insetos que se alimentam de pragas como soluções naturais para o controle de organismos indesejáveis em hortas e plantações, bem como a diminuição do uso dos defensivos agrícolas para combatê-los através da criação em massa dos seus predadores. Belo Horizonte conta, desde 2018, com um laboratório que produz joaninhas e crisopídeos em massa e disponibiliza-os à população para controle de pragas em substituição ao uso de agrotóxicos. A palestra será ministrada pela bióloga e especialista em Gestão e Manejo Ambiental em Sistemas Florestais, Nathália Abreu Mezzetti.
Workshop: "Meliponicultura Urbana – Primeiros passos"
Composta por palestra e workshop, a apresentação visa abordar a premissa do risco de extinção das abelhas pela perda de habitat, uso de agrotóxicos e falta de informação acerca de sua importância. Ministrada pelo mestre em zoologia de vertebrados, Thiago dos Santos, a agenda trará informações sobre as abelhas em Belo Horizonte, onde elas podem ser encontradas e como podemos ajudar e ser ajudado por elas. Além disso, haverá oficina de fabricação de iscas pet, captura de enxames, identificação de enxames naturais em campo e manutenção de enxames em ambiente urbano.
Para realização das oficinas, os participantes devem ir com sapatos e roupas adequados para atividades ao ar livre. Também é recomendado o uso de repelente, filtro solar e garrafinha individual com água. O transporte dos inscritos será feito por meio do Expresso Ambiental, que sairá nas duas datas às 14h da Rua Curitiba, 449 – Centro, e retornará ao mesmo local às 17h. É imprescindível a apresentação de documento com foto para entrada no veículo.
A confirmação e as orientações para participação serão enviadas posteriormente por e-mail. Em caso de dúvidas, o inscrito pode fazer contato pelo e-mail ambienteemfoco@pbh.gov.br.