6 January 2025 -
O prefeito em exercício Álvaro Damião reuniu-se nesta segunda-feira (6) com parte do secretariado municipal, quando recebeu um balanço das principais ações e projetos em andamento na Prefeitura de Belo Horizonte – especialmente aquelas de curto prazo.
“Estamos aqui para executar os projetos que nos foram delegados pelo prefeito Fuad Noman e colocar em prática os compromissos assumidos com os belo-horizontinos. Esperamos que o prefeito Fuad volte em breve, e ele voltará para nos liderar”, afirmou Álvaro Damião durante a reunião.
Entre os principais temas abordados, as medidas de prevenção às fortes chuvas que têm atingido a capital nos últimos dias. Para se ter uma ideia, em dezembro a chuva acumulada superou a média histórica de 339,1 mm em todas as regionais, com destaque para as regiões Nordeste (468,2 mm), Leste (449,6 mm) e Oeste (444,8 mm).
Foi apresentado a Álvaro Damião um histórico das obras de prevenção às enchentes, que embora ainda estejam em andamento, já têm se mostrado funcionais e evitado os transtornos registrados em Belo Horizonte em anos anteriores. Vale lembrar que, semanalmente, acontecem as reuniões do Grupo Gestor de Riscos, Desastres e Eventos Climáticos Extremos (GGRDECE), para acompanhar a situação climática.
Coube aos representantes da Secretaria de Saúde retratar as ações de combate à dengue, zika e chikungunya – doenças que tendem a se agravar durante o período chuvoso. Adotadas ao longo de todo o ano, as medidas incluem visitas aos imóveis para reforçar as orientações sobre os riscos do acúmulo de água, já que esses locais podem se tornar criadouros do Aedes aegypti.
Há também a aplicação de inseticida a Ultra Baixo Volume (UBV) para o combate a mosquitos adultos em áreas de transmissão local e o monitoramento de focos por meio do uso de drones, que são utilizados para a captação de imagens e aplicação de larvicida diretamente nos locais de risco.
O prefeito em exercício foi informado ainda sobre o andamento de um dos principais programas da PBH, o Centro de Todo Mundo. Ainda nos primeiros meses deste ano será concluída a revitalização de duas das principais praças da cidade – da Rodoviária e do Papa – e a reconstrução da Praça da Independência, onde funcionava o Sulacap.