Pular para o conteúdo principal

Escolas como a EMEI Tupã são fruto de PPP em Belo Horizonte
Rodrigo Clemente/PBH

Álvaro Damião participa de fórum internacional sobre PPPs em Lima, no Peru

criado em - atualizado em

O prefeito Álvaro Damião participa nesta semana do principal fórum de diálogo sobre Parcerias Público-Privadas (PPP) na América Latina e no Caribe. O "PPP Américas 2025", realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), será sediado em Lima, no Peru, de 8 a 10 de abril. Neste período, os principais atores dos setores público e privado estarão reunidos para discutir, colaborar e avançar no desenvolvimento de projetos sustentáveis e de impacto em toda a região.

O evento vai reunir mais de 600 participantes, incluindo líderes governamentais, investidores e especialistas de 25 países das Américas, Europa e Ásia. O prefeito Álvaro Damião vai apresentar aos diversos atores internacionais a experiência de Belo Horizonte na implementação de projetos estruturantes por meio de PPPs.

Entre os temas abordados relacionados a Belo Horizonte estão a gestão eficiente dos recursos hídricos, a melhoria da infraestrutura de água potável e saneamento, desafios para estruturar PPPs nesse setor e soluções financeiras e instrumentos para atrair investimento privado.

A capital mineira se destaca nacionalmente como uma das cidades com maior histórico de sucesso nesse modelo de parceria, com exemplos em áreas como iluminação pública, educação infantil (foto), saúde, mobilidade urbana e gestão de resíduos sólidos.

Além de detalhar as ações de BH na área de PPPs, o prefeito também vai debater com outros líderes internacionais e gestores públicos e privados a promoção de projetos sustentáveis para a melhoria de serviços prestados à população.

Fórum de diálogo internacional

O “PPP Américas” é realizado a cada dois anos e constitui uma das principais plataformas para diálogo e troca de experiências entre os setores público e privado. Em sua 12ª edição, o fórum abordará temas como transformação digital, inovação para o desenvolvimento de infraestrutura, responsabilidade fiscal, sustentabilidade e mitigação de riscos em projetos.

Durante os três dias de conferência, os participantes poderão acompanhar sessões plenárias, painéis temáticos e eventos paralelos que tratarão de setores como água e saneamento, transporte, saúde, educação, energia e habitação. Ao todo, serão mais de 160 painelistas compartilhando boas práticas e oportunidades de investimento em infraestrutura na região. 

A escolha do Peru como sede desta edição reflete o ambiente favorável do país para concessões e parcerias estratégicas. Entre 2023 e 2024, foram concedidos 29 projetos de PPPs e ativos no país, somando mais de US$ 11 bilhões em investimentos.