13 Abril 2025 -
Atendendo a um pedido da comunidade e estudos técnicos de viabilidade, o prefeito Álvaro Damião anunciou neste domingo (13) a continuidade do projeto original das obras de intervenção viária da região do Belvedere. O assunto foi tratado em reunião com moradores da região na manhã deste domingo, quando o prefeito recebeu um abaixo-assinado com mais de 7,4 mil assinaturas.
A proposta da PBH inclui ainda o plantio de cerca de 860 árvores na região e a requalificação ambiental da Lagoa Seca, com a transferência para o município, tornado a área um espaço de uso público.
“As obras estruturantes do bairro Belvedere são necessárias por causa do gargalos que foram criados ao longo do anos, tanto para entrada quando para saída do bairro. E é isso que a gente está querendo melhorar, a qualidade de vida das pessoas que moram no bairro ou que passam pelo bairro”, afirmou o prefeito Álvaro Damião.
Ainda de acordo com o prefeito, a partir de um escuta de um grupo de moradores contrários ao projeto original, a PBH realizou estudos para uma alternativa. Mas qualquer tipo de alteração mostrou-se tecnicamente inviável.
O projeto elaborado pela Prefeitura prevê duas intervenções nas proximidades do BH Shopping, a um custo de cerca de R$ 16 milhões. A primeira delas é o alargamento do viaduto sobre a BR-356, viabilizando uma terceira faixa de rolamento no sentido Belvedere-Santa Lúcia, e ajuste dos encaixes das alças existentes.
O contrato já assinado com a empresa vencedora do processo licitatório está em vigor e está sendo executada, neste momento, a fase de verificação estrutural. A expectativa é que as obras tenham início ainda neste primeiro semestre, com previsão de término no final de 2026.
A outra intervenção é a implantação de viaduto para viabilizar o acesso direto do fluxo de veículos procedente da BR-356 (sentido Belo Horizonte-Rio de Janeiro) para a MG-030 (sentido Belo Horizonte – Nova Lima), sem a necessidade de utilizar o Trevo BR-356/avenida Raja Gabaglia. Essa obra está na fase de estudos e projetos.