Pular para o conteúdo principal

Aluno vota para vereadores mirim de sua escola, como parte do projeto Projeto Câmara Mirim 2017.
Foto: Divulgação PBH

Alunos participam do encerramento do Projeto Câmara Mirim

21/11/2017 | 17:44 | atualizado em 01/12/2017 | 12:21

Os alunos da Rede Municipal de Educação que participaram do Projeto Câmara Mirim em 2017 estarão presentes, nesta quarta-feira, dia 22 de novembro, na Sessão Solene de Diplomação e Encerramento do projeto. O evento vai ser realizado na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), às 13h30.

 

Ao longo deste ano, estudantes dos anos finais do ensino fundamental da Rede Municipal de Belo Horizonte tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho da CMBH.

 

Os estudantes de dez escolas municipais e do Centro Pedagógico da UFMG participaram de simulações de atividades parlamentares, como audiências públicas, apresentação de proposições de leis e votação em plenário. Com um pouco mais de entendimento sobre o poder legislativo e sobre o processo legislativo municipal, os alunos discutiram sobre problemas de comunidades locais e da cidade, e apontaram possíveis soluções.

 

No evento de encerramento, estudantes, pais, professores, diretores, representantes das entidades envolvidas no projeto acompanharão a diplomação dos vereadores mirins e a entrega simbólica das proposições elaboradas por eles à Comissão de Participação Popular (CPP).

 

Câmara Mirim

O Câmara Mirim é um projeto de educação para cidadania, promovido pela Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), por meio da Escola do Legislativo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED) e com a Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

 

Cada escola foi responsável por organizar o processo eleitoral dos vereadores mirins. Os 45 estudantes eleitos tomaram posse no dia 3 de maio, em uma sessão solene, no Centro de Referência da Juventude (CRJ).

 

Em outubro deste ano, os vereadores mirins viajaram para Brasília e representaram Belo Horizonte na Câmara Mirim Federal. Junto com estudantes de todo o país, os jovens tiveram a oportunidade de vivenciar, por dois dias, as atividades desenvolvidas pelos parlamentares na capital do país.