Pular para o conteúdo principal

Mais de 100 pessoas formaram nos cursos de capacitação da Prodabel oferecidos em 2018 no dia 20 de março.
Foto: Divulgação PBH

Alunos dos cursos de informática promovidos pela Prodabel recebem seus diplomas

28/03/2018 | 15:00 | atualizado em 03/04/2018 | 13:19
O senhor Nísio Brandão, 72 anos, é aposentado e mora no bairro União, região Nordeste da capital. Já a jovem Pamela Versiani, 15 anos, sonha em trabalhar com tecnologia no futuro. Ele tem a idade para ser avô ou até mesmo bisavô dela, mas o que estas duas histórias tão diferentes possuem em comum? A conquista do primeiro diploma na área da informática. 


Os dois fazem parte do grupo de 119 pessoas que formaram, na terça-feira, dia 20 de março, nos cursos de capacitação oferecidos neste ano pela Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel). Foram oferecidos cursos de Informática Básica para a 3ª idade, Uso da Tecnologia para Negócios, Planilha Eletrônica e de Agentes de Inclusão Digital para pessoas com idade entre 15 e 80 anos. 


“Eu nunca tinha ligado um computador na minha vida. Fiquei sabendo do curso e resolvi me inscrever em janeiro. Fui chamado poucos dias depois e foi aí que eu dei o primeiro passo e tomei gosto. Nunca é tarde para aprender”, afirmou o senhor Nísio, que concluiu o curso de informática Básica para a “melhor idade” e, inclusive, já pensa em comprar um computador para sua casa. “Tenho que continuar a treinar. Quero até fazer outros cursos na Prodabel”. 


Já Pamela Versani aponta que o curso de Planilha Eletrônica despertou nela a vontade de se profissionalizar na área. “Sempre tive este interesse, mas achava que era difícil aprender. Hoje eu vejo que é bem mais simples do que a gente imagina e a vontade que eu tinha, com certeza, aumentou. Um dia ainda vou trabalhar com informática”. 


O diretor de Inclusão Digital, Leonardo Roscoe, esteve no local e parabenizou professores e estudantes. “A tecnologia está presente em tudo e a velocidade com que as coisas mudam é absurda. Por isso é importante estudar e se atualizar, independentemente da idade. As portas estarão sempre abertas para que todos possam se capacitar. Parabéns aos envolvidos”, afirmou. 




Ampliação

O objetivo é que o número de capacitados chegue a mil ainda em 2018, o que representaria um recorde na história do projeto. Para isto, as atividades serão ampliadas, com turmas abertas de acordo com a demanda e o fechamento de parcerias com empresas de renome nacional e internacional, além de contratar novos profissionais que vão atuar como monitores e professores. Os interessados em saber mais sobre os cursos devem entrar em contato com a unidade Ipiranga da Prodabel, pelo telefone 3277-6064. Todas as atividades são gratuitas. 

 

28/03/2018. Histórias e sonhos-Formatura da Turma Ipiranga. Fotos: Prodabel/Divulgação