Pular para o conteúdo principal

Equipe da Prefeitura, entre ela o vice-prefeito Paulo Lamac, em foto com 4 formandos da Prodabel, num total de 11 pessoas.
Foto: Divulgação PBH

Alunos dos cursos de formação e capacitação da Prodabel participam de formatura

criado em - atualizado em

Muitos sonhos e realizações em um só lugar. Assim foi a formatura dos alunos de cursos ofertados pela Empresa de Inforática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), por meio da Diretoria de Inclusão Digital. Ao todo 115 estudantes de todas as idades receberam os certificados.

 

A cerimônia foi realizada nesta quinta-feira, dia 12, na Usina de Cultura (rua Dom Cabral, 765, bairro Ipiranga – ao lado da unidade Ipiranga da Prodabel). Cerca de 300 pessoas, entre formandos, familiares, autoridades, e convidados estiveram no local. Foram disponibilizados sete cursos: Informática Básica para Idosos, Formação e Vivência em Informática para Jovens, Tecnologia da Informação Aplicada a Negócios, Artes Visuais e Ciência da Computação, Oficina de Educação Ambiental, Lógica de Programação e cursos a distância em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), este último promovido em parceria com a empresa Cisco. A Associação Profissionalizante do Menor (Assprom) também foi parceira em uma das atividades.  

 

O vice-prefeito de Belo Horizonte, Paulo Lamac, durante discurso, parabenizou os formandos e ressaltou que esta é a prova de que o trabalho está no caminho certo. “O lema da Prefeitura é fazer a cidade funcionar. Quando ocorre um evento como este é sinal que vale a pena o esforço e compromisso com a gestão pública. Isto é governar para quem precisa. Esta formatura é importante porque oferece oportunidades e representa o início de novas histórias”, afirmou. Já o presidente da Prodabel, Leandro Garcia, destacou que a tecnologia se faz cada vez mais presente na vida das pessoas e é fundamental que todos saibam lidar com ela. “Hoje temos um volume de informações muito grande e temos sempre que buscar aprender. É gratificante ver alunos de várias idades em busca do conhecimento. Continuem sempre com esta caminhada”. Também participaram da atividade o subsecretário de Assuntos Institucionais, Silvinho Rezende, servidores da Secretaria de Educação e representantes da Assprom, Sebrae e de empresas do ramo da tecnologia.

 

Entre os formandos, o estudante Kevin Lucas Ornelas Xavier, de 18 anos, que participou do curso de informática básica, agradeceu pela oportunidade e acredita que dias melhores virão.  "Procurei o curso para melhorar meu currículo. Quero adquirir conhecimento e aprender a usar o computador de forma diferente. Sem dúvida esta oportunidade abriu portas para mim”, afirmou. Já o colega de turma de Kevin, o lanterneiro Túlio Miranda, também de 18 anos, já pensa em novas oportunidades de capacitação na própria unidade Ipiranga e até mesmo em mudar de área de atuação. "Será mais um passo na minha carreira. Agora quero fazer o curso de manutenção de computadores. O campo da informática me interessa muito", ressalta. 

 

Mas não são apenas os jovens que podem contar com os cursos oferecidos pela Prodabel. Há também os mais experientes, que sabem que nunca é tarde para aprender. A funcionária pública Mércia da Costa Silva, 49 anos, por exemplo, participou da atividade sobre Ferramentas de T.I para Gestão Empresarial e já começou a traçar planos futuros. "Vim para melhorar minha saúde financeira e colocar minhas economias em ordem. Precisava dessa visão pessoal para futuramente abrir meu próprio negócio". Já a enfermeira aposentada Maria da Graça Francisco, de 69 anos, que participou do curso de Informática Básica para Idosos, não quis saber de ociosidade após a aposentadoria e mergulhou no mundo dos computadores. Para ela, todo conhecimento é bem-vindo. “Agora que estou formada vou me igualar aos jovens na Internet, vou fazer buscas e ver vídeos. Quem não sabe mexer no computador fica para trás. Eu quero avançar e, por isso, esse foi o primeiro de muitos cursos que farei".

 

Novos cursos

 

Na cerimônia de formatura outras duas novidades foram apresentadas. A primeira delas é que, ainda neste mês, terá início a primeira turma do curso de Robótica. Além disso, foi anunciada a criação de um curso de programação voltado apenas para mulheres. Esta última atividade está em fase de elaboração e a previsão é que ela saia do papel já no mês que vem.  

 

Quem tiver interesse em participar de algum curso promovido pela Prodabel basta entrar em contato e fazer o cadastro. É importante lembrar que todos são gratuitos e parte dos alunos ainda recebe auxílio-transporte e lanche. O telefone é o 3277-6064.