Pular para o conteúdo principal

Alunos do Vida Ativa visitam exposição com obras históricas italianas

criado em - atualizado em

 

Nesta terça-feira, dia 25, a partir das 13 horas, alunos do programa Vida Ativa visitam a exposição “São Francisco na Arte de Mestres Italianos”, na Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade), região Centro-Sul de Belo Horizonte.
 

Desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), o Vida Ativa é um programa de atividades físicas, lazer e socialização que atende a três mil pessoas com idade superior a 50 anos.
 

Os 35 visitantes da exposição desta terça são frequentadores do núcleo do programa no Centro de Apoio Comunitário São Paulo (rua Aiuruoca, 501, no bairro São Paulo), região Nordeste da capital.
 

Na última sexta-feira, dia 21, os alunos do núcleo Venda Nova também visitaram a exposição que reúne obras de importantes coleções italianas dos séculos XV a XVIII.

Segundo Virna Carolina, diretora do Vida Ativa, a iniciativa faz parte da ação intitulada “Passeios Culturais”, cuja agenda nos últimos meses incluiu eventos como visitas ao Cine Teatro Brasil e apresentação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.
 

Para o início do próximo ano, será desenvolvido o projeto “Alegria de Viver”, com agenda de visitas às cidades e monumentos históricos da região metropolitana.
 

“Os Passeios Culturais têm proposta de promover a socialização e maior conhecimento sobre a cidade, com destaque para a agenda cultural e patrimônio histórico”, ressalta a diretora.

 

Vida Ativa

O programa busca estimular a vivência de práticas corporais diversas e, por meio das atividades desenvolvidas, colaborar para a promoção da saúde, da autonomia e da integração social dos participantes.
 

As principais formas de atuação do programa são por meio de atendimento semanal a 46 núcleos regionalizados, com a realização de aulas coletivas de ginásticas, jogos, brincadeiras e danças. As atividades são planejadas e orientadas por educadores físicos.
 

O Vida Ativa também presta atendimento a cinco Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), com a realização semanal de atividades físicas e recreativas adaptadas, além de passeios externos com programação em cinemas, teatros e shows.