Pular para o conteúdo principal

Alunos do Superar iniciam preparação para o Festival de Atletismo no dia 16/3

criado em - atualizado em
Cerca de 80 atletas com deficiências diversas participam das atividades de preparação para o Festival de Atletismo Superar, neste sábado, dia 16, a partir das 8h30, no Colégio Marconi (avenida do Contorno, 8. 476, Gutierrez).
 

Desenvolvido pela Prefeitura de Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o Superar promove a inclusão social da pessoa com deficiência por meio do esporte. É a primeira vez que o programa vai realizar um evento com a homologação da Federação Mineira de Atletismo. O festival terá duas etapas: provas regulares (primeiro semestre) e provas adaptadas (segundo semestre).

 

As oficinas e os treinamentos para as provas regulares serão realizados também nos dias 13 de abril e 4 de maio. A competição oficial está marcada para o dia primeiro de junho. Os participantes do Festival de Atletismo frequentam as aulas do Superar no Centro de Referência para a Pessoa com Deficiência, na Escola Estadual Amaro Neves e no Colégio Marconi.

 

As modalidades das provas regulares são de pista (50m, 200m e 1000m) e campo (salto em distância a arremesso de peso). Já as provas adaptadas, que serão realizadas no segundo semestre, em datas ainda a serem definidas, são para atletas com maior grau de comprometimento físico e/ou mental: caminhada (50m), salto em distância parado (sem corrida antes da execução) e lançamento da pelota. 

 

 

O programa

O Superar atende alunos com deficiência física, visual, intelectual, auditiva, múltipla e com autismo. São mais de 900 alunos inscritos em 16 modalidades esportivas.

 

O programa conta com o Centro de Referência para a Pessoa com Deficiência, a Escola Municipal de Ensino Especial Frei Leopoldo, e seis núcleos regionalizados - Colégio Marconi, Clube Palmeiras e escolas estaduais de ensino especial Amaro Neves e João Moreira Salles, além da Associação de Deficientes Visuais de Belo Horizonte e da Associação de Surdos.

 

As 16 modalidades oferecidas são atletismo, basquetebol, bocha regular, bocha paralímpica, dança, futsal, goalball, judô, natação, patinação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol sentado, parataekwondo, funcional e percussão. 

 

Para ingressar no Superar é necessário ter idade superior a seis anos e apresentar de laudo de deficiência, além de existência de vagas na modalidade pretendida. Os contatos para se ingressar no programa são pelo e-mail superar@pbh.gov.br e pelos fones 3277- 4546 e 7681.