Pular para o conteúdo principal

Adolescentes dão as mãos para andar de pantins em um quadra coberta
Foto: Divulgação PBH

Alunos do Superar fazem exibição na abertura do Campeonato Mineiro de Patinação

criado em - atualizado em

Alunos do Superar vão participar da abertura do Campeonato Mineiro de Patinação Artística, neste domingo, dia 9, a partir das 13h30, no Instituto Itapoã (rua São Miguel, 1650, bairro Itapoã, Pampulha). O Superar é um programa desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que promove a inclusão social da pessoa com deficiência por meio do esporte e de atividades físicas e culturais.


Seis alunos de patinação artística do Superar, acompanhados da equipe técnica do programa, farão uma apresentação no campeonato promovido pela Federação Mineira de Patinação.


Os alunos participam da turma de patinação com aulas às terças e quintas-feiras, das 8h às 9h30, no Centro de Referência para a Pessoa com Deficiência, no bairro Carlos Prates, uma das oito unidades do Superar que prestam atendimento para mais de 900 pessoas com deficiência.


O convite da Federação Mineira de Patinação aos alunos do Superar estreita a relação entre o programa da Prefeitura e a entidade, o que promove intercâmbio de conhecimento na área técnica do paradesporto.

 

O programa

 

A patinação é uma das 16 modalidades esportivas e ocupacionais oferecidas pelo Superar, que atende alunos com deficiência física, visual, intelectual, auditiva, múltipla e com autismo.


As modalidades oferecidas são atletismo, basquetebol, bocha regular, bocha paralímpica, dança, futsal, goalball, judô, natação, patinação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol sentado, parataekwondo, funcional e percussão.


O programa conta com dois centros de referência (Centro de Referência Para a Pessoa com Deficiência e Escola Municipal de Ensino Especial Frei Leopoldo) e seis núcleos regionalizados - Colégio Marconi, Clube Palmeiras e Escolas Estaduais de Ensino Especial Amaro Neves e João Moreira Salles, além da Associação de Deficientes Visuais de Belo Horizonte e da Associação de Surdos.


Os requisitos para participar do Superar são idade superior a seis anos e apresentação de laudo de deficiência. O ingresso é condicionado à disponibilidade de vagas. Os contatos para ingressar no programa são pelo e-mail superar@pbh.gov.br e pelos telefones 3277- 4546 e 3277-7681.

 

Jovens do programa Superar dão as mãos para patinar em quadra coberta