Pular para o conteúdo principal

Alunos do Seleções do Futuro participam de festival de futebol neste sábado
Foto: Erica de Souza Moraes

Alunos do Seleções do Futuro participam de festival de futebol neste sábado

criado em - atualizado em

Dezenas de crianças e adolescentes do bairro Santa Maria e imediações, na região Centro-Sul da capital, participam na manhã deste sábado, dia 22, do 1º Festival de Futebol. O evento faz parte das atividades das escolinhas de futebol das Seleções do Futuro, projeto promovido pelo Ministério da Cidadania/Secretaria Especial de Esportes e executado pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer em quatro campos de futebol da capital.

 

O festival será realizado no campo do Esporte Clube Santa Maria (Rua Gentios, s/nº.), de 8h às 12 h, exclusivamente para os alunos e alunas frequentes da escolinha de futebol do núcleo Santa Maria.  Segundo Fabiano Peres, diretor de Formação Esportiva da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, a iniciativa tem o objetivo de possibilitar aos alunos e alunas “aprender a modalidade se divertindo”, isto é, o desenvolvimento de habilidades em um ambiente descontraído e colaborativo. Além disso, ele destaca o caráter educativo e participativo das atividades do evento.

 

O projeto tem uma capacidade total para 800 participantes de 6 a 16 anos, sendo realizado em quatro campos. Além do Santa Maria (Regional Centro Sul), as escolinhas são realizadas no Complexo Esportivo Vale do Jatobá (Regional Barreiro); Campo do Radiante (Regional Venda Nova); Arena Inconfidência ( Regional Nordeste).

 

O evento faz parte do cronograma de atividades de janeiro das quatro unidades das escolinhas. No Complexo do Vale do Jatobá, o evento foi realizado no dia 15; no Santa Maria, está agendado para dia 22; na Arena Inconfidência, dia 27 e no campo Radiante, no dia 29.

 

As inscrições são realizadas nos próprios núcleos de funcionamento do projeto. Nas situações de vagas esgotadas para determinadas turmas, que são divididas por faixa etária, as inscrições são encaminhadas para o cadastro de reserva.

 

Seleções do Futuro

 

O projeto tem o objetivo de democratizar a prática do futebol de base no município e promover condições favoráveis ao desenvolvimento da modalidade entre crianças e adolescentes de ambos os sexo As aulas utilizam a metodologia do esporte educacional , com valorização dos princípios de ética e respeito.

 

Na execução do projeto, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer tem a parceria do Instituto Trilhar, contratado por meio de processo de licitação.