Pular para o conteúdo principal

Alunos do projeto Ouvidor Jovem acompanham atuação do COP-BH na gestão da cidade
Divulgação/PBH

Alunos do projeto Ouvidor Jovem acompanham atuação do COP-BH na gestão da cidade

criado em - atualizado em

Aproximadamente 40 alunos que foram eleitos como Ouvidores Jovens em suas escolas estão participando, ao longo desta semana, de visitas guiadas ao Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), para conhecer o trabalho realizado no local pela Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP), na gestão integrada da capital. A iniciativa faz parte do Projeto Ouvidor Jovem, realizado em parceria pela Controladoria-Geral do Município (CGM) e a Secretaria Municipal de Educação (SMED), que busca estimular a participação ativa dos estudantes das escolas da rede municipal na administração da cidade. Na quinta-feira (31), uma das turmas do projeto participará da visita guiada, reforçando o compromisso do Projeto Ouvidor Jovem, que visa formar cidadãos conscientes e participativos.

 

Na manhã dessa terça-feira (29) acompanhada pelos professores, a primeira turma de jovens ouvidores pode ver de perto a forma como a equipe do COP-BH faz o compartilhamento das informações obtidas por meio de imagens das mais de 4,5 mil câmeras visualizadas do local, entre as diferentes instituições presentes, para garantir agilidade no atendimento das demandas, que são recebidas também pelos canais disponibilizados ao público.

 

O objetivo principal do projeto é promover a reflexão sobre corresponsabilidade e controle social, capacitando os alunos a se tornarem protagonistas em suas comunidades. “O projeto Ouvidor Jovem busca construir uma geração mais participativa, consciente e cidadã. Incluir os adolescentes no dia a dia da cidade, visitando o Centro de Operações da Prefeitura, é uma experiência única, que tem como objetivo fortalecer o diálogo e conscientizar sobre o seu papel na sociedade”, afirma Aline Mendes, diretora da Subcontroladoria de Ouvidoria.

 

Durante a visita, os jovens ouvidores tiveram a chance de conhecer também o trabalho da Guarda Civil Municipal e o papel executado pela Ouvidoria da corporação. A discussão sobre a função do ouvidor neste contexto, enfatizou sua importância na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

 

Na avaliação da diretora do COP-BH, Geórgia Ribeiro, a visita é uma oportunidade valiosa para o intercâmbio de conhecimentos entre os jovens e a administração pública, proporcionando uma visão prática sobre gestão integrada e participação cidadã no dia a dia da cidade. “Além de conhecer a Sala de Controle do COP-BH, os jovens participam de atividades que incentivam o diálogo sobre problemas públicos e suas soluções, promovendo um maior engajamento cívico”, destaca.