Pular para o conteúdo principal

Alunos do Programa Superar da PBH conquistam dez medalhas nas Paralimpíadas 2023
Divulgação/PBH

Alunos do Programa Superar da PBH conquistam dez medalhas nas Paralimpíadas 2023

criado em - atualizado em

Alunos do Programa Superar, da Prefeitura de Belo Horizonte, conquistaram dez medalhas na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares/2023, realizada em São Paulo (SP). Foram três medalhas de Ouro, cinco de Prata e duas de Bronze.  Anne Winona levou a medalha de ouro na modalidade Bocha Paralímpica; Saymon Souza ficou com duas medalhas de Ouro no tênis de mesa, tanto na disputa em dupla, quanto na categoria individual. Também no tênis de mesa, Tiago Barros trouxe a medalha de Prata, na categoria individual e bronze nas duplas. João Vitor Oliveira foi o segundo melhor no salto em distância e conquistou a prata. No judô, Emerson Júnior ganhou medalha de Prata na categoria individual e absoluto, e Kemilly Goulart, também ficou com a medalha de Prata, na categoria individual. Gabriel Freitas conquistou também a medalha de Bronze, no Goalboll.

Feliz com o resultado, a secretária municipal de Esportes e Lazer, Adriana Branco, parabenizou os atletas e ressaltou a importância do Superar no incentivo à prática do esporte. “Estamos muito felizes com esta conquista e nossos atletas estão de parabéns, e ressalto aqui, o trabalho da equipe do Superar para o desenvolvimento dos alunos. Agradecemos o apoio do prefeito Fuad Noman pelo incentivo às atividades esportivas e aos funcionários que acompanharam os alunos até São Paulo, na condição de técnicos, auxiliares e guias, para a segurança dos atletas e tranquilidade das famílias”.

Ao todo, 12 alunos com idade entre 12 e 17 anos, participaram de cinco modalidades nas Paralimpiadas Escolares 2023: goalball, tênis de mesa, atletismo, bocha e judô. O Programa Superar participou das etapas municipal e estadual dos Jogos Escolares, JEBH e JEMG, e das etapas regional e nacional.   

De acordo com o gerente do Programa Superar, João Bernardo Rodrigues da Silva, esse é o maior evento esportivo do mundo para jovens com deficiência em idade escolar e a conquista dos alunos do Superar é de extrema importância para todos. “A edição de 2023 foi a maior da história, com cerca de 1,8 mil atletas oriundos de 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, e os inscritos deste ano superaram os 1.300 participantes da edição de 2022, então temos que destacar a participação dos atletas do Superar, na pontuação da delegação mineira. Isso muito nos honra e engrandece o trabalho realizado no programa”, concluiu.    

Programa Superar

O Programa Superar, que completará 30 anos em 2024, atende alunos com deficiência física, visual, intelectual, auditiva, múltipla e com autismo. São aproximadamente 900 alunos atendidos em 16 modalidades esportivas e o programa conta com um Centro de Referência Esportivo para Pessoas com Deficiência (Carlos Prates – Regional Noroeste) e dez núcleos regionalizados (Colégio Marconi, Clube Palmeiras, AABB, Clube Sírio, Cruzeiro Esporte Clube, Clube Oásis, Escola Estadual de Ensino Especial Amaro Neves, Núcleo São Rafael, Núcleo Comunviver, e UFMG).

As 16 modalidades oferecidas são atletismo, basquetebol, bocha regular, bocha paralímpica, dança, futsal, goalball, judô, natação, patinação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol sentado, parataekwondo, funcional e percussão. Os requisitos para participar do Superar são idade superior a seis anos e apresentação de laudo de deficiência. O ingresso é condicionado à disponibilidade de vagas. Mais informações pelo e-mail superar@pbh.gov.br e pelos telefones 3277-4546 e 3277-7681.