Pular para o conteúdo principal

Seis fotos de várias partes de BH em exposição.
Foto: Arquivo Smed

Alunos de escolas municipais fotografam imagens de BH

07/12/2017 | 18:11 | atualizado em 07/12/2017 | 18:21
Qual imagem de Belo Horizonte você captaria e transformaria em uma fotografia? O desafio foi lançado no primeiro semestre do ano, por meio do projeto fotográfico “Um Olhar, Uma Luz”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SMED). Com o tema “120 anos de BH – um olhar sobre a cidade”, a iniciativa incentivou estudantes de escolas municipais de BH a percorrerem a cidade em busca de imagens representativas da capital.
 

Referências culturais dos bairros, cenas cotidianas, cenários urbanos, pontos turísticos e muitas outras imagens de Belo Horizonte foram registradas por alunos de 78 escolas da Rede Municipal de Educação. Para as exposições, foram selecionadas 83 fotos. 
 

Com o título “Mineirão/Mineirinho”, a imagem escolhida pela Umei Pindorama é de autoria de Jhonatan Fellipe Reis de Oliveira, de cinco anos. A fotografia foi tirada durante um trabalho de campo que ele fez com os colegas da turma, em setembro deste ano, na região da Pampulha. De acordo com o pequeno fotógrafo, a imagem captada por ele tem relação direta com uma das coisas que ele mais gosta: o futebol. “Eu gosto de futebol. Aí eu vi o Mineirão e tirei a foto. Foi muito legal”, contou.

A professora da turma, Cíntia Mayris, explicou que cada criança pôde tirar quantas fotos quisesse e que, na escola, cada uma escolheu a sua preferida. Para ela, a iniciativa envolveu os estudantes e trouxe novas perspectivas para uso das tecnologias em sala de aula. “A tecnologia está presente em todos os lugares, inclusive no ambiente escolar. No caso desse projeto, ela foi utilizada como um instrumento de auxílio pedagógico. Iniciativas assim dão outro sentido para o uso que as crianças e jovens fazem das tecnologias”, ressaltou.
 


Exposição “120 anos de BH – um olhar sobre a cidade” 

- No Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, 89, Santa Teresa), até o fim de dezembro: fotos das escolas localizadas nas regionais Leste, Centro-Sul, Nordeste, Noroeste, Oeste e Norte. 

- Na sede da Prefeitura de Belo Horizonte (avenida Afonso Pena, 1.212, Centro), até o fim de dezembro: fotos das escolas localizadas nas regionais de Venda Nova, Pampulha e Barreiro.

- No hall de entrada do prédio da SMED (rua Carangola, 288, Santo Antônio), durante o mês de fevereiro de 2018: fotos de todas as escolas que participaram do projeto.
 
 

07/12/2017. Projeto Um Olhar, Uma luz. Fotos: Arquivo/PBH

Veja também

Parabéns, BH!

14/12/2017 | 16:42

Últimas Notícias

Rapaz conversa com mulher, ambos sentados, com um computador ao meio, em imagem desfocada. À frente, com foco, carteira de trabaho. ​​​​​​​Sine oferta 70 vagas de emprego para segunda-feira, dia 26/8  

São 49 vagas que exigem experiência, 15 para pessoas com deficiência e experiência e 6 para pessoas com deficiência sem experiência. 

23/08/2019 | 18:55
Criança pula corda na Savassi, pessoas transitam ao fundo. BH é da Gente oferece ioga, shows musicais e contação de histórias no dia 25/8

Com o intuito de diminuir o estresse do dia a dia, o grupo Yoga no Asfalto vai ministrar uma sessão no coração da Savassi, no domingo. 

23/08/2019 | 00:10