Pular para o conteúdo principal

Três alunos posam à frente de muro com grafite.
Foto: Geraldo Félix/PBH

Alunos de escola municipal expõem arte sobre cultura afro

criado em - atualizado em
 A cultura afro-brasileira foi o tema da Oficina de Artes Plásticas, desenvolvida por meio do Projeto Arte da Saúde, na Escola Municipal Hilda Rabello Matta (rua Joventina da Rocha, 72, bairro Heliópolis), região Norte da cidade. A exposição Nosso Olhar vai até o dia 10 de dezembro no Centro Cultural São Bernardo (rua Edna Quintel, 320).

 
A mostra foi idealizada pela professora Elisa Araújo, do Projeto Arte na Saúde. Ela realiza oficinas com crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, com turmas de manhã e à tarde, desenvolvendo trabalhos artísticos com técnicas de pintura, desenho, papel marchê e outras. "O trabalho foi desenvolvido a partir do aprofundamento de discussões sobre a consciência, a importância e a beleza do negro na nossa sociedade. Os meninos pesquisaram e compararam a cultura africana com o dia a dia deles”, comentou Elisa. 


A estudante Priscila Rafaela Cristina, de 13 anos, gostou muito de ver a própria obra exposta no centro cultural. “É uma ação muito importante que valoriza a nossa arte e traz visibilidade para a causa negra. Eu não sabia que tinha esse dom, quando comecei a pintar. A exposição mostra a nossa beleza: a beleza das pessoas, a cara, as cores, os cabelos, as roupas, a alegria, o sorriso”, disse.

 

Roda de Conversa

A abertura da exposição contou com uma roda de conversa acompanhada de quitandas típicas com o tema arte e cultura africana, em comemoração ao Dia da Consciência Negra – 20 de novembro.


O debate promoveu a reflexão sobre a história da população negra no Brasil e sua grande participação na construção da nação, contribuindo para a superação do racismo, preconceito e discriminação.


Para a coordenadora do Projeto Arte na Saúde na região Norte, Vanilza Rodrigues, a exposição nos espaços públicos contribui para a sensibilização da comunidade com a causa negra. “Muito do preconceito que existe na nossa sociedade é fruto da falta de conhecimento. Ao conhecer a história e cultura negra, você passa a valorizar”, explicou.

 

Projeto Arte da Saúde

O Arte da Saúde é um projeto desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria Municipal de Saúde. É uma prática de promoção à saúde voltada para crianças e adolescentes que buscam o enfrentamento de situações de vulnerabilidade, risco social e/ou pessoal, usando a arte e suas diversas expressões como principais ferramentas de produção de cidadania e protagonismo infanto-juvenil.


O programa oferece oficinas de arte em várias modalidades: artes plásticas, artesanato, dança, música, teatro, circo e outras, além de atividades socioculturais, capazes de potencializar talentos e aptidões, desenvolvendo e fortalecendo autoestima e habilidades.

 

 

24/11/2017. Projeto Arte e Saúde - Cultura Afro-Brasileira. Fotos: Geraldo Felix/PBH