Pular para o conteúdo principal

Alunos de escola da PBH participam de Olimpíada Internacional de Matemática
Divulgação/PBH

Alunos de escola da PBH participam de Olimpíada Internacional de Matemática

criado em - atualizado em

Dois alunos da Escola Municipal Cora Coralina, em Belo Horizonte, estão prontos para representar o Brasil na 15ª Olimpíada Internacional de Matemática World Mathematics Team Championship (WMTC), que acontecerá de 27 de novembro a 2 de dezembro, em Doha, Catar. Isaac Miguel Gomes Rodrigues, 11 anos, aluno do 5º ano, e Emanuelle Mello Ribeiro, 15 anos, do 9º ano, foram selecionados para integrar a delegação brasileira. Acompanhados do professor Fábio Andrade Machado e de seus familiares, eles embarcam no próximo dia 26.

A trajetória dos estudantes da Escola Municipal Cora Coralina em competições acadêmicas em 2024 é marcada por conquistas expressivas, com mais de 80 medalhas. Na etapa nacional da WMTC, realizada em Campinas-SP, a escola obteve seis medalhas (ouro, prata e bronze).

Outras vitórias incluem nove medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), 50 medalhas de rubi na Olimpíada de Matemática Matific, 10 medalhas (ouro, prata e bronze) na Olimpíada Canguru de Matemática e, ainda, três medalhas de bronze e duas menções honrosas na Olimpíada Internacional Copernicus de Matemática.

Os alunos vêm de uma sequência de conquistas. Em 2023, obtiveram 125 medalhas em diversas competições, incluindo a Olimpíada Científica Jatiense, 16ª Olimpíada Canguru de Matemática, 13ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), 17ª Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), Olimpíada Mandacaru de Matemática, 6ª Olimpíada Internacional de Matemática e do Conhecimento (OIMC), e 50 medalhas na Olimpíada de Matemática Matific.

Em 2022, os estudantes conquistaram 120 medalhas, sendo destaque na Olimpíada Canguru de Matemática, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, Mostra Brasileira de Foguetes, Olimpíada Brasileira de Robótica, Olimpíada Mandacaru de Matemática, Olimpíada Mirim da OBMEP, e mais 50 medalhas na Olimpíada Matific. Essas premiações refletem o compromisso da Escola Cora Coralina com a excelência acadêmica.

O professor Fábio Andrade Machado, que acompanha os alunos, expressa orgulho pela conquista. “É com muita alegria que recebemos o convite para nossa escola integrar a delegação brasileira nesta olimpíada internacional. Saber que nossos estudantes irão representar o Brasil e nossa escola nos enche de orgulho. Acredito muito em nossos estudantes e em uma educação pública de qualidade”, afirmou.

Animado com a oportunidade de conhecer estudantes de várias partes do mundo, o estudante Isaac Rodrigues compartilha sua expectativa: “Estou muito animado porque vou conhecer várias pessoas do mundo todo e culturas diferentes. Espero ir bem na prova e, quem sabe, trazer uma medalha para o Brasil.”

A competição WMTC, realizada desde 2009, busca estimular jovens mentes na matemática, promovendo intercâmbio cultural entre participantes. Este ano, o tema “Álgebra e Equilíbrio” homenageia o matemático islâmico Al-Khwarizmi e destaca o equilíbrio e a justiça na matemática e na vida.