Pular para o conteúdo principal

Alunos da EM Sérgio Miranda fazem pose diante do painel das cerejeiras
Divulgação/PBH

Alunos da Rede Municipal fazem imersão cultural durante Festival do Japão em BH

criado em - atualizado em

Cerca de 1,4 mil alunos da Rede Municipal de Educação, acompanhados por professores de 27 escolas municipais, participaram da 12ª edição do Festival do Japão, realizado no Expominas. O evento proporcionou aos estudantes uma imersão nas diversas manifestações culturais japonesas, consolidando-se como um dos maiores eventos de divulgação da cultura nipônica em Belo Horizonte.

Na visita, os estudantes tiveram contato com apresentações musicais, danças típicas, oficinas de arte com yukata e origami e conheceram um espaço dedicado à cultura pop japonesa. Além disso, os alunos da Rede Municipal de Educação participaram ativamente de oficinas de tambores japoneses, exploraram o espaço dedicado à cultura pop e ao entretenimento e passaram pelo espaço kids e outras atividades culturais.

A professora da Escola Municipal Professor Moacyr Andrade, Paula Cristina, ressaltou a importância dos alunos em vivenciarem outras experiências culturais. “É uma cultura muito diferente da nossa e acredito que a experiência tenha enriquecido o conhecimento dos nossos alunos”, disse.

Nídia Amaral, coordenadora do Programa Escola Integrada da Escola Municipal Salgado Filho, também destacou a importância da visita para os estudantes. “Levamos 38 alunos, além de acompanhantes e monitores. A iniciativa é fantástica, pois oferece aos estudantes a chance de ter contato com uma cultura totalmente distinta”, pontuou.

A estudante Eloá, da EM Salgado Filho, compartilhou sua vivência. "Foi maravilhoso, adorei o evento. Já vi vários personagens que conheço, e tudo é muito legal." Felipe, aluno da EM Padre Edeimar Massote, também celebrou a visita.  "Já tinha ouvido falar do festival, mas nunca tive a oportunidade de vir. Estava ansioso para conhecer.”

O secretário Municipal de Educação, Bruno Barral, acompanhou a movimentação dos alunos pelos estandes e atrações do festival, destacando a importância da iniciativa. “Foi uma grande satisfação ver nossos alunos imersos em uma cultura tão rica. Esse tipo de experiência cultural fora da sala de aula é fundamental para o desenvolvimento dos estudantes e a  Secretaria de Educação está comprometida em oferecer essas vivências, pois acreditamos que elas contribuem ainda mais para a formação das crianças e jovens”, comentou.

O Festival do Japão, atração já consolidada em Belo Horizonte e que tem se tornado referência no Brasil, influencia tanto jovens e adultos. Este ano, o evento celebrou os 130 anos da relação entre Brasil e Japão e também comemorou a Data Nacional do Japão e o Dia do Monte Fuji. Entre as atrações, destacaram-se a presença do embaixador do Japão, que participou com uma exposição e demonstração de Sumi-ê, além de diversas atividades culturais e artísticas.