Pular para o conteúdo principal

Alunos da Guarda Municipal fazem doação conjunta de sangue nesta sexta-feira
Julia Salim/PBH

Alunos da Guarda Municipal fazem doação conjunta de sangue nesta sexta-feira

criado em - atualizado em

Um grupo de 80 alunos do curso de formação de agentes da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH) participarão de uma doação de sangue conjunta à Fundação Hemominas, nesta sexta-feira (24), a partir das 8h. A data antecede à comemoração do Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro. Com o gesto de solidariedade, além de contribuir para o aumento do estoque de sangue, eles pretendem também incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo. A Banda de Música da Guarda Municipal fará uma apresentação no local, às 9h, para proporcionar momentos de descontração tanto para os doadores, quanto para os funcionários. A Fundação Hemominas fica na Alameda Ezequiel Dias, 321, Santa Efigênia.

Para facilitar a dinâmica da doação, o grupo será dividido em cinco turmas, agendadas em horário diferente. A primeira turma terá 15 doadores e está com o atendimento marcado para às 8h. O segundo grupo terá 20 alunos e tem o horário agendado para às 9h. Já o terceiro, quarto e quinto grupos terão 15 integrantes, cada um, e as coletas estão marcadas para às 10h, 11h e 12h.

Atualmente frequentando o Curso de Formação Técnico-Profissional da Guarda Civil Municipal, os 80 voluntários são alunos da terceira turma de aprovados no concurso público regido pelo Edital 1/2019, que ofereceu 500 vagas para o cargo de guarda civil municipal.

O Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado em 25 de novembro, data que este ano cairá no sábado. Ela foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2004, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de sangue e, assim, aumentar o número de doadores.

Para doar sangue a pessoa precisa pesar no mínimo 50 quilos e ter entre 18 e 69 anos. Não pode ser doador quem teve diagnóstico de Hepatite após os 11 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando e pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como Aids, Hepatite, Sífilis e Doença de Chagas.