Pular para o conteúdo principal

Seis alunos da escola integrada participam da horta comunitária na escola
Foto: Divulgação/PBH

Alunos da Escola Municipal Santos Dumont participam de Horta comunitária

criado em - atualizado em
Com um olhar voltado para ensinar as crianças sobre a importância de cuidar do meio ambiente e ao mesmo tempo incentivar a alimentação saudável, a Escola Municipal Santos Dumont, localizada na região Leste da capital, oferece para as 280 crianças e adolescentes da escola integrada de 6 a 14 anos um amplo espaço verde com uma horta escolar.
 
Segundo Ângelo Lima, coordenador da Horta Comunitária, o objetivo do projeto é promover a interação das crianças e dos adolescentes com o meio ambiente. “A maioria dos alunos, antes da horta escolar, nunca tiveram contato direto com a natureza. A partir das aulas, eles estão desenvolvendo uma consciência voltada para o cuidado do meio ambiente”. 
 
A horta escolar possui um ano de existência e já conta com alguns vegetais como: taioba, couve, cebolinha e alface e com diversas árvores frutíferas como: goiaba, manga, limão, pitanga e ameixa, além de uma plantação de cana. “A horta é a diversão das crianças. Eles pedem para vir e todos são bem participativos. Nas aulas, eles aprenderam a preparar o solo para receber as sementes, fazer a irrigação e a compostagem. Fico muito feliz em ver o empenho dos alunos e o desenvolvimento da horta”, afirma o professor.
 
Talisson Eduardo Assis, 6, é aluno da escola integrada e participa de todas as aulas na horta e para ele a atividade mais legal é capinar. “Aqui a gente faz de tudo, mas eu gosto mais de capinar e de observar o professor. Vamos começar a plantar sementes na horta e estou muito ansioso para colher e comer”.
 
Para a professora de geografia, Stefany Aparecida, os espaços verdes da escola oferecem uma oportunidade de ensinar as crianças sobre os cuidados e respeito com a natureza. “Como trabalho em sala de aula com a questão do meio ambiente e da alimentação saudável, aproveito a interação dos alunos com a horta para desenvolver várias atividades. Na semana do meio ambiente eles plantaram feijão e na aula sobre alimentação saudável, fizeram um suco de laranja com frutas colhidas por eles”.
 
O projeto da Horta Comunitária é realizado através do programa EcoEscola BH, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), em parceria com Subsecretaria Municipal Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (SMASAN), e com a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB).
 
De acordo com Adriana Moura, da Secretaria Municipal de Educação, o programa EcoEscola visa fortalecer, incentivar, promover e divulgar ações de educação socioambiental. “Oferecer uma ferramenta educativa para abordar as principais questões ambientais mediante aprendizagem ativa e integrada, teórica e prática e transversal a diversas disciplinas, é o nosso principal objetivo”, conclui. 
 

24/07/2018. Escola Municipal Santos Dumont desenvolve projeto socioambiental com alunos da Escola Integrada. Fotos: PBH/Divulgação