Pular para o conteúdo principal

Alunos começam nova etapa nos cursos da Prodabel
Foto: Prodabel/ Divulgação

Alunos começam nova etapa nos cursos da Prodabel

criado em 25/07/2022 - atualizado em 25/07/2022 | 13:38

A vida nunca foi fácil para Sara (*). Desde cedo, a pequena menina da periferia de Belo Horizonte sabia que para conquistar um espaço e realizar os sonhos teria que ousar. Não aconteceu o que esperava e a conquista terminou no encarceramento e privação da liberdade no sistema penal mineiro. “Muitos jovens não encontram outra alternativa para trabalho e, infelizmente, a criminalidade oferece um caminho fácil, mas sempre doloroso”, comenta Genilson Ribeiro, Secretário Municipal de Segurança e Prevenção da Prefeitura de Belo Horizonte.

 

Mas agora, aos 22 anos, Sara, ainda em cumprimento da pena, consegue vislumbrar um futuro próspero. Ela e mais 15 alunos concluíram o curso de Montagem e Manutenção de Computadores na Prodabel. Sara e outra colega foram encaminhadas para a Prodabel através de uma parceria entre a PBH e a APAC (Associação de Proteção e Assistência a Condenados). As duas terminaram o curso e já estão empregadas, o que é motivo de comemoração. “A ressocialização é um caminho difícil, pois temos que romper barreiras do preconceito e da falta de oportunidades”, salienta Genilson, que acompanha de perto o êxito da parceria técnica entre as instituições.

 

Entre os formandos dessa turma, há jovens que vieram da Comunidade Kolping Minas Caixa.  Kemeron Gonçalves, 29, é um desses. “Na Kolping fiz vários cursos profissionalizantes e com a Prodabel, quero seguir carreira na área da tecnologia”, enfatiza o jovem. “A nossa parceria com a Prodabel é exitosa. Dezenas de alunos já passaram pelo CRC e sempre estamos juntos nesses programas de formação, diz Maria Elizabeth Rodrigues, vice-presidente da Kolping, presente na formatura dos alunos.

 

Ao final da formatura os alunos ganharam um presente. O professor Roberto Gomes, responsável pela turma, ao lado do presidente da Prodabel, Leandro Garcia, fizeram o anúncio: “Para um mercado em constante crescimento na área da TI, já convidamos os formandos para encarar o desafio do curso Infraestrutura de Telecomunicações e Rede de Computadores. É uma área que a própria Prodabel tem demandas e espera completar vagas com alunos egressos do curso”, celebrou Garcia.

 

“O conteúdo do curso foi cuidadosamente pensado e estruturado com temas indispensáveis a uma boa formação básica neste segmento. As aulas terão uma abordagem totalmente inovadora com foco na visão sistêmica e nos desafios da vida real de um profissional da área”, explicou o gerente de operação de rede da Prodabel, Josenil Orozimbo, que também será professor do novo curso.

 

E para o futuro? Com a palavra os jovens formandos: “Breve poderei voltar ao meu lar e agora com uma profissão. Onde quero chegar? Serei programadora e vou seguir carreira na área da tecnologia”, garante a jovem Sara. E para Kemeron e seus colegas? “Vamos aproveitar a oportunidade que a Prodabel nos ofereceu. Estudar e conquistar o mercado”.

 

O curso de Infraestrutura de Telecomunicações e Rede de Computadores iniciará em 22 de agosto, com aulas à noite, das 19 às 22h, no CRC.  As inscrições estarão abertas em breve.

 

 

(*) Usamos um nome fictício por questão de sigilo e segurança da personagem entrevistada