Pular para o conteúdo principal

Aluno campeão de Jiu-Jistu luta com oponente da mesma idade.
Foto: Divulgação PBH

Aluno do Programa Escola Integrada da Prefeitura é campeão mineiro de Jiu-Jitsu

criado em - atualizado em

O aluno Vinícius Gabriel da Silva Viana, 11 anos, do quinto ano da Escola Municipal Maria das Neves, regional Centro-Sul, foi campeão mineiro de Jiu-Jitsu pelo Campeonato Estadual 2019. A competição aconteceu no Clube Labareda, no último sábado, dia 6, na Pampulha. Promovido pela Federação Mineira de Arte Suave, o Campeonato Estadual de Jiu-Jitsu de Minas Gerais abrangeu diversas categorias de idade e peso, com a participação de quarenta equipes e mais de 400 atletas de todo o Estado.

 

Participante do programa Escola Integrada, da Prefeitura, Vinícius foi campeão na categoria Infantil II – Pesadíssimo e é treinado há dois anos pelo professor Ely Stole do Nascimento Júnior. “Dedico esta medalha ao meu professor Ely que me ensinou tudo e eu estava muito nervoso, ansioso e ele me deu todo apoio, conversou comigo, me deixou mais tranquilo”, disse o aluno.

O professor e monitor Ely ressaltou a importância do título para um aluno da rede municipal. “Essa medalha é motivo de orgulho para nós porque competimos com as melhores equipes de Minas Gerais e a maioria é de alunos de academia, então termos na Escola Integrada um campeão mineiro é muito gratificante”, enfatizou o professor, acrescentando que a meta agora é levá-lo ao campeonato brasileiro de Jiu-Jitsu, em outubro, para representar a Escola Integrada de Belo Horizonte.

 

A mãe de Vinícius, Adriana Aparecida Silva Lopes, 39 anos, trabalha como Auxiliar de Serviços Gerais e relata que a Escola Integrada transformou a vida do filho. “O Vinícius evoluiu muito depois que entrou para a Escola Integrada. Está mais disciplinado e motivado. Ele pegou tanto gosto pelo esporte que não fica mais na rua e treina todos os dias, inclusive sábado e domingo na Escola Aberta”, afirmou.

 

 

Integração e transformação

A coordenadora do Escola Integrada, Fátima Cordeiro, explica que a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está fazendo um trabalho de extrema importância para a vida das famílias que vivem em territórios vulneráveis. “A Escola Integrada trabalha com um planejamento que busca a composição com o Ensino Regular e a Escola Aberta, um trabalho que está sendo desenvolvido pela Prefeitura onde os alunos mais precisam. E termos aqui um campeão mineiro de Jiu-Jitsu é uma resposta, um resultado desse trabalho. Isso é extremamente importante na vida das famílias porque observamos mudança no comportamento e melhora no rendimento das crianças”, enfatizou a coordenadora.