Pular para o conteúdo principal

Aluna de escola da PBH conquista bronze em olimpíada de Matemática
Foto: Fábio Andrade/Acervo Pessoal

Aluna de escola da PBH ganha bronze em olimpíada de matemática em Nova York

criado em - atualizado em

A aluna da Rede Municipal de Belo Horizonte Anna Beatriz Mineiro Marques conquistou na noite dessa quarta-feira (12) a medalha de bronze na 4ª Olimpíada Copernicus de Matemática, realizada na Columbia University, em Nova York (EUA). Ela e o colega Daniel Santos da Costa – que também participou da olimpíada – estudam na Escola Municipal Professor Cláudio Brandão, no Bairro Aparecida. A competição internacional contou com a participação de 500 estudantes de cerca de 30 países.

 

Anna Beatriz e Daniel Santos fizeram parte da delegação brasileira que representou o país na competição internacional. A participação dos alunos da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte ocorreu por conta das conquistas da dupla em olimpíadas da escola, localizada na região Noroeste de Belo Horizonte.

 

Para competirem nos Estados Unidos, os estudantes se prepararam desde maio, com atividades em casa e na Escola Municipal Professor Cláudio Brandão, sob supervisão do professor Fábio Andrade Machado.

 

A viagem aos Estados Unidos foi custeada pela Secretaria Municipal de Educação, que esteve representada na Olimpíada Copernicus de Matemática pelo professor Fábio Machado, a diretora da escola, Quele Lousada Sanches, e um responsável de cada aluno.

 

Conquistas

 

Alunos da Escola Municipal Professor Cláudio Brandão colecionam posições de destaque em competições de matemática. Os estudantes foram premiados na Gincana de Matemática da prefeitura de Belo Horizonte (Gincamat), na Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat) organizada pelo CP/UFMG, na Olimpíada Internacional de Matemática e do Conhecimento (OIMC), no Torneio Brasileiro de Sustentabilidade (TBS), na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras (OIMSF), e na Olimpíada Nacional Jovens Gênios.

 

Em 2022, os estudantes também conquistaram medalhas na Olimpíada Canguru de Matemática, na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, na Mostra Brasileira de Foguetes, na Olimpíada Brasileira de Robótica, na Olimpíada Mandacaru de Matemática, e destaque na Olimpíada Mirim da Obmep. Além do prêmio de 1° lugar na Olimpíada Nacional de Matemática On-line Matific.

 

A Prefeitura de Belo Horizonte tem como objetivo fomentar e oferecer cada vez mais ferramentas educacionais que tenham impacto direto na formação dos alunos, que têm a oportunidade de colocar em prática o que aprende na escola e aprofundar esse conhecimento ao longo de cada competição.