Pular para o conteúdo principal

Mais de quinze servidores fazem um brinde com suco ao lado de bicicleta decorada.
Foto: Bárbara Donadoni

Alimentação saudável de servidores é discutida em Venda Nova

criado em - atualizado em

Uma bicicleta estacionária com um liquidificador acoplado, que utiliza a própria energia do corpo para a preparação de sucos de frutas foi à sensação do 3º encontro do Projeto Vida Saudável, realizado no auditório da Coordenadoria de Atendimento Regional Venda Nova (CARE-VN).

 

O projeto Vida Saudável integra as atividades do programa de valorização do servidor “Movimenta PBH” e consiste na realização de encontros entre servidores, com a orientação de nutricionistas e supervisão de profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC). Nos encontros são discutidas questões importantes sobre alimentação como: o que, quando, quanto e como consumir os alimentos.

 

Ministrado pela nutricionista Luisa Penido, o encontro foi a primeira aula prática do projeto, com o tema “sucos funcionais”, onde foi ensinada a produção das bebidas com a ajuda da Nutri Ciclo, objetivando conciliar a prática de exercício físico com a alimentação saudável.  O encontro atraiu 19 servidores e todos colocaram a “mão na massa” e participaram da produção dos sucos funcionais, ajudando a pedalar a Nutri Ciclo.

 

 

Mudança de hábitos

Andrea de Souza Ferreira, 40 anos, há mais de 15 anos trabalhando na CARE-VN, é uma das servidoras mais participativas do programa. Mãe de gêmeos, ela conta que a partir da gravidez começou a engordar e não conseguiu mais emagrecer e a dificuldade aumentou devido ao fato de Andrea trabalhar sentada, além manter hábitos alimentares ruins.

 

De acordo com a servidora, a participação nos encontros já lhe trouxe benefícios, como mais disposição, melhoria no humor e mais leveza no dia a dia, além de mudança de hábitos alimentares. “Sempre tive dificuldade para emagrecer porque a minha vida é muito corrida. Mas tendo mais consciência e conhecimento, consegui aplicar no meu no meu dia a dia, e estou comendo mais saladas e evitando comer em excesso”, disse Andrea.

 

Andrea conta que passou a aplicar em casa tudo o que está aprendendo nos encontros. “Hoje preparo refeições mais saudáveis para meu marido e filhos e a adaptação foi boa”, finalizou.