Pular para o conteúdo principal

Vistoria contra o Aedes Aegypti em escola
Amira Hissa/PBH

Agentes de combate à dengue fazem vistorias contra o Aedes Aegypti nas escolas

criado em - atualizado em

Neste período que antecede a volta às aulas, a Prefeitura de Belo Horizonte intensifica o combate ao mosquito Aedes aegypti e realiza vistorias nas escolas municipais da capital, para eliminação de potenciais criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika, chikyngunya e febre amarela urbana. Os Agentes de Combate a Endemias farão vistorias em mais de 300 unidades de ensino para identificar possíveis focos do Aedes aegypti. Também será distribuído material informativo com orientações sobre os principais criadouros e as formas corretas de eliminá-los. As vistorias acontecem até sexta-feira (3).

 

O subsecretário de Promoção e Vigilância à Saúde, Fabiano Pimenta, explica que a volta às aulas coincide com o período de chuvas frequentes e temperaturas mais elevadas, o que faz aumentar a preocupação com água parada, ambiente propício para o Aedes aegypti. “As vistorias e ações informativas nas escolas são fundamentais e têm o objetivo de, além de manter o ambiente escolar mais protegido, disseminar as informações para os alunos, para que eles possam repassar as orientações em casa, como educadores dos pais e familiares. No período chuvoso é fundamental que a população intensifique os cuidados para evitar e eliminar locais que acumulam água e possam se tornar focos do mosquito”, reforça Fabiano Pimenta.

 

Além das vistorias de rotina, os Agentes de Combate a Endemias também fazem inspeções motivadas por denúncias e pedidos dos cidadãos. A solicitação deve ser feita pelo Portal de Serviços ou pelo PBH APP.

 

Em 2023, segundo o último balanço divulgado no dia 27 de janeiro, foram confirmados 20 casos de dengue em Belo Horizonte. Há 503 casos notificados pendentes de resultados de exames laboratoriais e das avaliações epidemiológicas. Foram investigados e descartados 71 casos. Durante todo o ano de 2022, foram confirmados 1.234 casos de dengue em Belo Horizonte, segundo dados parciais apurados até o dia 26 de janeiro deste ano. Há 376 casos notificados pendentes de resultados de exames laboratoriais e das avaliações epidemiológicas. Foram investigados e descartados 8.964 casos.

 

Chikungunya

 

Em 2023, foram confirmados 11 casos de Chikungunya em residentes de Belo Horizonte, sendo 10 casos importados e um caso de local com origem indefinida. Há 40 casos notificados pendentes de resultados. Em relação aos casos de 2022, foram 106 confirmados, sendo 60 autóctones, 33 importados e 13 em locais com origem indefinida.

 

Zika

 

Neste ano, um caso de Zika foi notificado em Belo Horizonte, investigado e descartado para a doença. Em 2022, foram notificados 21 casos de Zika. Um está em investigação e os outros 20 foram descartados para a doença.

 

Seguem cuidados básicos para combater o Aedes aegytpi em casa:

 

• Retirar os pratinhos dos vasos de plantas;

• Acondicionar o lixo em saco plástico e mantê-lo em lixeira tampada até o dia e horário de recolhimento pelo Serviço de Limpeza Urbana;

• Manter a caixa d’água vedada, sem deixar frestas, mesmo que muito pequenas;

• Realizar a limpeza das calhas e remover folhas e outros materiais que possam impedir o escoamento da água;

• Entregar os pneus ao Serviço de Limpeza Urbana ou mantê-los em local coberto;

• Tratar a piscina com cloro e limpar uma vez por semana;

• Manter o quintal sempre limpo e livre de qualquer material que possa acumular o mínimo de água e se tornar foco do Aedes aegypti.