Pular para o conteúdo principal

Acordo entre a PBH e aplicativo de transporte vai reforçar ações de segurança no trânsito
Divulgação/PBH

Acordo entre a PBH e aplicativo de transporte vai reforçar ações de segurança no trânsito

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMUR) e a 99 Tecnologia Ltda, empresa de transporte por aplicativo, assinaram Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para o compartilhamento de informações que vão subsidiar políticas públicas de segurança viária, com foco especial na redução de acidentes com motociclistas. Uma das ações previstas é o envio de alertas automáticos aos condutores de moto em trechos com maior índice de acidentes, realização de cursos de formação em segurança viária e a distribuição de capacetes e coletes reflexivos para os parceiros mais ativos da plataforma.

Também estão previstas reuniões, oficinas e estudos conjuntos para identificar pontos críticos e propor melhorias de engenharia, fiscalização e operação de trânsito. O compartilhamento dos dados ocorrerá em formato aberto e com atualização trimestral, respeitando as regras de confidencialidade e a legislação de proteção de dados. O ACT tem vigência inicial de 12 meses, podendo ser prorrogado, e não envolve repasse financeiro entre as partes.

Em Belo Horizonte, os acidentes com motos representam cerca de 75% das ocorrências de trânsito registradas, o que reforça a necessidade de medidas específicas para esse público. Os dados fornecidos pela 99, como mapas de calor de acidentes, informações de telemetria e relatórios da ferramenta “Alerta de Velocidade” serão usados pela Prefeitura para identificar pontos críticos e direcionar campanhas educativas.

“O acordo é importante para propormos ações que ajudem a reduzir os acidentes com trabalhadores de aplicativo. Teremos informações mais precisas, que permitirão direcionar nossas campanhas e reforçar a segurança no trânsito”, ressalta Jussara Bellavinha, subsecretária de Operações de Transporte e Trânsito da SMMUR.