Pular para o conteúdo principal

Ações de tecnologia e inovação da PBH são tema de encontro de Smart Cities
Foto: Divulgação/CSC GovTech

Ações de tecnologia e inovação da PBH são tema de encontro de Smart Cities

criado em - atualizado em

A prefeitura de Belo Horizonte participou nessa quarta-feira (19) do CSC Gov Tech, o maior evento de soluções tecnológicas e digitais para o setor público brasileiro, que aconteceu no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. 

 

Logo após a abertura do evento, foram apresentados os destaques do Ranking Connected Smart Cities 2022, no eixo Tecnologia e Inovação.  A capital mineira alcançou o primeiro lugar na região sudeste, sendo a cidade mais inteligente de Minas Gerais e uma das mais bem colocadas do Brasil.

 

Por esse motivo, o presidente da Prodabel, Jean Mattos Duarte, foi convidado para participar como palestrante e apresentar as iniciativas tecnológicas e inovadoras da cidade.

 

“A inovação e a tecnologia não acontecem só por causa da Prefeitura, embora a gestão pública tenha um importante papel. Essa transformação acontece num ambiente empreendedor, acadêmico e também pela compreensão de quais são as necessidades reais da população e como esses três setores podem contribuir para isso”, destacou Mattos.

 

“O protagonismo da Prefeitura é importante na medida em que fornece condições para um ambiente de negócios, para a transformação digital dos serviços públicos, para a conectividade, para o fomento à inovação, dentre outras soluções que a prefeitura de Belo Horizonte se destaca”, afirmou Jean Mattos. Além de Belo Horizonte, as cidades de Curitiba (PR) e Jaguariúna (SP) também apresentaram iniciativas inovadoras. 

 

Belo Horizonte também pode dar sua contribuição ao participar do debate sobre infraestrutura digital, LGPD e a construção da segurança e privacidade on-line na era digital. “A política de proteção de dados da Prefeitura de Belo Horizonte é orientada a partir de um mapeamento de riscos, sistemas e envolvimento dos servidores no tratamento da coleta, processamento e governança sobre os dados públicos e representa um desafio não só para BH mas para o país como um todo, considerando o grau de maturidade necessária para lidar e tratar com informações  pessoais”, comentou o presidente da Prodabel, que foi um dos palestrantes desse painel, representando Belo Horizonte. 

 

O CSC Gov Tech reuniu mais de 1 mil participantes, 80 palestrantes em 17 painéis de discussão, reunindo municípios de todas as regiões do Brasil.