Pular para o conteúdo principal

Informativo sobre o Coronavírus em Belo Horizonte
Foto: Arte PBH

Ações da PBH contra Covid são referência para Organização Pan-Americana da Saúde

criado em - atualizado em

Médicos e pesquisadores da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) vieram a Belo Horizonte para conhecer de perto a experiência e os protocolos adotados pela Prefeitura no combate ao novo Coronavírus. A equipe da OPAS teve acesso à estrutura e ao plano de ação adotado do município, como a abertura de centros especializados, implantação das teleconsultas, ampliação de leitos e a instalação do Laboratório de Biologia Molecular, que começou a funcionar nessa segunda-feira, dia 22.

 

“Belo Horizonte foi escolhida devido ao tamanho de sua população e pela rede de assistência. Queremos colher as melhores experiências para exportar para outros lugares. Belo Horizonte tem enfrentado essa pandemia fortemente, com todos os recursos e ampliando capacidades com muita agilidade. A adesão da população nos chama a atenção também, ela tem feito a sua parte”, disse a coordenadora de Vigilância, Preparação e Resposta a Emergências e Desastres do escritório da OPAS e da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil, Maria Almiron.

 

Outra ação que chamou a atenção da comitiva da OPAS foi o inquérito sorológico adotado pelo município para testar os grupos de trabalhadores que, teoricamente, ficam mais expostos ao vírus, como profissionais de saúde, funcionários de supermercado, farmácias e transporte coletivo.

 

“As nossas ações foram iniciadas precocemente e envolveram a rede de saúde como um todo. O nosso ponto de partida para o enfrentamento da pandemia foi a integração das áreas de assistência e vigilância, atenção primária, especializada, urgência e hospitais. É um trabalho coletivo que vem dando bons resultados”, afirmou a secretária adjunta de Saúde, Taciana Malheiros.