Pular para o conteúdo principal

Operação Sentinela
Foto: Divulgação/PBH

Ações da Guarda Municipal garantem segurança preventiva e manutenção da ordem

criado em - atualizado em

Oferecer à população de Belo Horizonte uma cidade segura, onde seja possível transitar pelas ruas com tranquilidade, em um ambiente onde as leis e as regras de utilização do espaço público são respeitadas. Este é o objetivo da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GMBH) que, desde 2017, mantém três operações de destaque nas ruas da capital: a Viagem Segura, a Sentinela e a Flanelinha. 

O balanço das três operações, referente ao período de janeiro a novembro de 2021, destaca a importância do papel dos agentes nas ruas. O saldo de apreensões de drogas e de abordagens a pessoas em atitude suspeita, de prisões e de registros de ocorrências evidencia a dedicação e esforço do efetivo. Os números não incluem as demais autuações feitas pelos agentes durante o patrulhamento de rotina da capital.   

A Operação Viagem Segura, caracterizada por abordagens feitas pelos guardas municipais em linhas de ônibus que transitam pelos corredores de maior fluxo, como as avenidas Antônio Carlos e Nossa Senhora do Carmo, aponta que houve 2.710 embarques de agentes em coletivos municipais e outros 388 em ônibus metropolitanos. Tais embarques resultaram em 993 abordagens a pessoas em atitude suspeita e em 15 veículos de passeio interceptados para averiguações. Setenta ocorrências foram registradas e 23 pessoas conduzidas a delegacias da Polícia Civil.  

Por meio da Operação Sentinela, os guardas municipais atuam no policiamento de proximidade, circulando a pé entre as pessoas, prestando informações variadas, evitando vandalismo e coibindo furtos e roubos a transeuntes no hipercentro. As praças Sete, da Rodoviária e da Estação são os pontos principais de atenção e tiveram 2.054 pessoas suspeitas abordadas, 1.290 visitas a comerciantes realizadas, 3.261 repasses de orientações e dicas de autoproteção a populares, 61 ocorrências registradas e 21 pessoas presas. 

Para evitar extorsões a motoristas, a Operação Flanelinha atuou em 19 jogos de futebol e realizou 1.427 abordagens a suspeitos, culminando no registro de 13 ocorrências policiais, com 15 pessoas conduzidas a delegacias. Houve nove abordagens a veículos. O saldo de apreensões foi de 49 pinos de cocaína, três buchas de maconha e 52 pedras de crack.  A lista incluiu ainda três facas, dois celulares e R$1.088,45 em dinheiro.