Pular para o conteúdo principal

Lateral de viaduto Silva Lobo com vista para a área debaixo.
Foto: Acervo PBH

Ação desocupa área sob Viaduto da Avenida Silva Lobo

28/06/2017 | 18:42 | atualizado em 03/07/2017 | 08:04
A Prefeitura de Belo Horizonte realizou, na manhã desta quarta-feira, dia 28, uma ação integrada sob o Viaduto da Avenida Silva Lobo, no bairro Nova Suíça, Região Oeste da capital. A iniciativa teve como objetivos encaminhar as pessoas que estavam no viaduto para locais com condições mais favoráveis de vida e desobstruir a via.

 
A ação possibilitou a retirada de cerca de 30 pessoas que ocupavam o espaço, sobretudo por se tratar de um grupo heterogêneo, no qual havia desde pessoas com vínculo de família, até outros que utilizavam o local para a prática de atividades ilícitas. Por meio de equipes de abordagem, a Prefeitura prestou atendimento ao grupo e ofereceu opções de vida mais digna ao encaminhá-lo para abrigamento. Cerca de 15 pessoas com vínculos familiares (o que incluía a presença de crianças, adolescente e mulheres grávidas) foram para os abrigos Pompeia e Granja de Freitas, com o apoio de um caminhão que levou móveis e demais pertences.
 

Elas serão avaliadas para inclusão no programa Bolsa Moradia e oportunidades na rede de educação, qualificação profissional e trabalho. Os outros foram encaminhados para demais abrigos da cidade. Aqueles que não quiseram ser abrigados continuarão sendo acompanhados por serviços públicos da Prefeitura.
 

Durante a operação, a BHTrans garantiu a fluidez do trânsito no entorno. A remoção dos entulhos e limpeza do espaço ficou a cargo da SLU. A Prefeitura vai elaborar um plano de revitalização para o local.