Pular para o conteúdo principal

Na academia pública Poeint Barreiro, duas pessoas fazem abdominais e outras duas utilizam a esteira.
Foto: Lidiane Sant'Ana/PBH

Academia pública funciona em escola municipal do Barreiro

criado em - atualizado em
Esteira, bicicleta, alteres, jump, acessórios para alongamento e um educador físico de prontidão para orientar na execução da ficha individual de exercícios. Esta é a infraestrutura oferecida na academia de musculação que funciona dentro da Escola Municipal Polo de Educação Integrada (Poeint Barreiro), na Praça Modestino Sales Barbosa, 11, bairro Flávio Marques Lisboa.

A Academia do Poeint, mantida pela Secretaria Municipal de Educação, atende diariamente cerca de 300 pessoas, das 7h às 21h. As aulas são gratuitas e abertas à comunidade.

Há quase quatro anos frequentando a Academia, Jane Sales, estava contando os dias para acabar o período de recesso. "Não tenho disciplina pra fazer exercícios em casa. Às vezes venho desanimada, mas quando chego aqui, ganho outro pique”, garante. Além de ficar a poucos metros de casa e ser gratuita, o fato de estar dentro de uma escola é outro facilitador. “Meu filho, de oito anos, ficou me aguardando na biblioteca aqui ao lado”, revela.

A educadora física Michelle Lopes acompanha a evolução dos alunos. “Fiz uma pesquisa com 120 alunos no ano passado e 63,3% declararam ter obtido uma boa qualidade de vida”, comemora. Segundo a pesquisa, o público, composto em sua maioria por mulheres entre 40 e 50 anos de idade, procura a academia com foco em uma vida saudável.

Em geral, o objetivo tem sido atingido. Redução de dores crônicas, ganho de condicionamento e disposição, redução do uso de medicamentos, controle da pressão arterial e socialização são alguns dos benefícios listados pelos participantes e registrados pela equipe. “Tinha muita dor na coluna e no corpo. Depois que iniciei as atividades aqui, não sinto mais nada”, garante Eni Costa, matriculada há um ano.

Ana Paula Lopes se exercita três vezes por semana. “Quando comecei, não conseguia nem mesmo caminhar na esteira”, lembra. Com 130 Kg ela se inscreveu para perder o peso necessário para fazer uma cirurgia de redução de estômago. Conseguiu seu objetivo e retornou aos exercícios assim que obteve liberação médica. Dois anos depois comemora a perda de 60 quilos. “Essa academia é parte essencial da minha mudança de vida. O acompanhamento da professora é muito próximo. Eu falo que tenho uma personal”, elogia. 

Com no máximo 13 pessoas por aula, a presença nas aulas é rigorosamente controlada e a inclusão de novos alunos é feita a partir desse controle. “Com mais de cinco faltas, o aluno é desligado e dá lugar a outro cadastrado na lista de espera”, explica Michelle. 

A ampliação do atendimento vai possibilitar a abertura de 104 novas vagas. Para inscrever-se basta ter mais de 16 anos. As inscrições podem ser feitas na própria academia, até 23 de fevereiro, das 13h às 17h, mediante apresentação do documento de identidade. Os inscritos serão contemplados mediante sorteio.
 
 

21/02/2018. Academia Pública funciona dentro de Escola Municipal do Barreiro. Fotos: Lidiane Sant'Ana/PBH