Pular para o conteúdo principal

Uma senhora vestindo uma blusa da Academia da Cidade
Foto: Thayná Almeida/PBH

Academia da Cidade Lagoa oferece atividades físicas todos os dias da semana

criado em - atualizado em
Quem vê a aposentada Maria Matias Morais, 59 anos, toda participativa na atividade física da Academia da Cidade Lagoa nem imagina como ela estava há seis meses. Maria teve um problema de coluna e a atividade física foi uma recomendação médica indicada para sua recuperação. Ela faz ginástica às terças, quintas e sextas-feiras, entre 9 e 10 horas. Aliado à dieta, realizada com acompanhamento da nutricionista do Centro de Saúde Lagoa, a aposentada já emagreceu 14 quilos. Para ela, as atividades físicas são momentos de lazer. “O que mais gosto de fazer é caminhar, pois consigo passear, me distrair e ainda colocar o papo em dia”, conta.

A Academia da Cidade Lagoa existe há seis anos e funciona no CRAS Lagoa (rua José Sabino Maciel, 120). Atende atualmente cerca de 200 usuários, com atividades todos os dias, pela manhã, de 7 às 10 horas. A maioria dos participantes é encaminhada pelo Centro de Saúde Lagoa, porém há também atendimento de demanda espontânea. Para saber se há vagas, basta procurar a academia no último dia útil do mês para se inscrever.

Além da atividade física, os profissionais organizam passeios, caminhadas e ainda, reuniões para comemorar o aniversário dos participantes. Dessa forma, aliado à prática de atividade física, as Academias da Cidade se tornam espaços de convivência na avaliação dos usuários.
 

Passeios e grupos de caminhada

O metalúrgico aposentado Raimundo Silvestre Dias, 71 anos, é um dos cinco homens que participam das aulas na Academia da Cidade Lagoa. Morador do bairro há 46 anos, ele conta que assim que se aposentou começou a realizar atividades físicas e a saúde agradece. “Sou diabético e minha glicose está normalizada, a pressão está controlada. Esse tipo de atividade é melhor que remédio”, conta.

Entre as atividades organizadas pelos professores, Raimundo destaca os passeios e as caminhadas. “Este ano já fomos ao Inhotim e à Serra da Piedade. Meu grupo de caminhada tem oito pessoas que caminham duas vezes por semana, às segundas e quartas, às 14 horas. Essas atividades melhoram a disposição, a saúde de um modo geral”, disse.
 

Política de promoção e prevenção da saúde

A Academia da Cidade é uma das políticas públicas municipais mais bem-sucedidas na área da promoção à saúde e que proporciona relevante contribuição para a população da capital. O principal objetivo é promover a melhoria da qualidade de vida por meio do exercício físico.

A capital mineira conta com 76 equipamentos, distribuídos por todas as regionais, com aproximadamente 20 mil usuários. As atividades são direcionadas para pessoas maiores de 18 anos e os espaços contam com infraestrutura adequada para a prática de exercícios físicos. Todas as atividades são monitoradas por profissionais de Educação Física.

A região de Venda Nova possui nove Academias da Cidade. Algumas funcionam em parceria com igrejas, escolas e associações comunitárias, por ser local de fácil acesso para a população.
 

02/10/2018. Academia da Cidade - Venda Nova. Fotos: Thayna Almeida/PBH