Pular para o conteúdo principal

Menina faz ritual de abertura dos Jogos Escolares
Foto: Rodrigo Paula

Abertura oficial dos Jogos Escolares de Belo Horizonte será no sábado, dia 27/4

criado em - atualizado em
A cerimônia de abertura oficial dos Jogos Escolares de Belo Horizonte 2019 será realizada neste sábado, dia 27 de abril, a partir das 9h, no Ginásio do Mackenzie (rua Congonhas, 420, Santo Antônio, região Centro-Sul), com a presença de autoridades, professores e aproximadamente mil estudantes. Estão inscritas nos Jogos Escolares 120 instituições de ensino das redes particular, municipal e estadual, além de centros socioeducativos e escolas de práticas de paradesportos.

 

Competição esportiva e educacional realizada pelo terceiro ano consecutivo pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio das secretarias municipais de Esportes e Lazer e de Educação, os Jogos Escolares de Belo Horizonte receberam, na edição do ano passado, a participação de mais de 3.500 estudantes-atletas de 115 instituições. Com o aumento do número de inscrições em 2019, a expectativa é de que aproximadamente quatro mil alunos disputem este ano.

 

“Os Jogos são uma política pública municipal cujo propósito é valorizar a prática esportiva escolar e a construção da cidadania de estudantes-atletas. A prática de esportes e atividades físicas é indispensável para o crescimento saudável e o desenvolvimento sustentável das crianças e adolescentes, gerando benefícios físicos, mentais e sociais”, afirma o secretário municipal de Esportes e Lazer, Elberto Furtado.

 

Alunos de escola municipal

Campeões

Além do propósito educacional, o JEBH contribui para a formação competitiva e o desenvolvimento de atletas com performance de alto rendimento. Dois exemplos recentes são os nadadores Beatriz Comini Romero e Pedro Muschioni Cristo.

 

Campeã do JEBH 2018 nos 50m e 100m peito, e terceiro lugar nos 200m livre, Beatriz, que é filha do ex-nadador Rogério Romero, conquistou três medalhas de ouro (100m peito, 200m livre e revezamento 4x50m livre) nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) 2018 e foi prata (50m peito) nos Jogos Escolares da Juventude 2018, em Natal (RN).

 

Já Pedro Muschioni Cristo, que somou três medalhas de ouro (50m peito, revezamento 4x50m livre e 200m medley) e uma de bronze (100m peito) no JEBH 2018, conquistou três de ouro (50m e 100m peito, e 200m medley) no JEMG 2018 e três de ouro (50m e 100m peito, e 200m medley) nos Jogos Escolares da Juventude 2018.  

 

 

Modalidades

As provas e os jogos do JEBH são realizados em equipamentos e instalações esportivas de instituições escolares e esportivas de Belo Horizonte.  Com 24 modalidades, o JEBH é disputado em duas categorias. O Módulo I reúne estudantes-atletas com idade entre 12 e 14 anos, enquanto o Módulo II é para estudantes-atletas com idade entre 15 e 17 anos.

 

As modalidades do JEBH são olímpicas e não olímpicas: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

 

Há, ainda, as modalidades paralímpicas: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e voleibol sentado.

 

Com execução técnica da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG), o JEBH é a etapa municipal classificatória para equipes e estudantes atletas representarem o município nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), permitindo, ainda, a classificação para representar Belo Horizonte em nível nacional nos Jogos Escolares da Juventude.