Pular para o conteúdo principal

Estudante nada com touca e óculos de natação.
Foto: Tiago Ciccarini

Abertura oficial dos Jogos Escolares de Belo Horizonte será neste sábado

criado em - atualizado em
Cerca de 6.400 estudantes de 115 instituições escolares da rede pública e privada participam das 25 modalidades dos Jogos Escolares de Belo Horizonte (JEBH) de 2018, uma competição esportiva e educacional realizada pelo segundo ano consecutivo pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

A cerimônia de abertura oficial do JEBH será realizada neste sábado, dia 5 de maio, às 9h, no Ginásio do Mackenzie, no bairro Santo Antônio, com a presença de autoridades, professores e aproximadamente 1200 estudantes. O JEBH teve início nesta quarta-feira, 2 de maio, em quatro modalidades – basquete, futsal, handebol e vôlei. A edição 2018 dos Jogos vai se estender até 16 do mês que vem. 

“Estamos orgulhosos e trabalhando com muito zelo para que tudo aconteça da melhor forma possível. Até porque o esporte é uma ferramenta de inclusão social, oportunidade de vida, um hábito saudável. Estimular nossas crianças, nossos adolescentes e nossos jovens a essa prática é uma política prioritária para a Prefeitura de Belo Horizonte”, afirma o secretário municipal de Esportes e Lazer, Elberto Furtado. 



Público de 50 mil pessoas

 
O JEBH é disputado em duas categorias. O Módulo I reúne estudantes-atletas com idade entre 12 e 14 anos, enquanto o Módulo II é para estudantes-atletas com idade entre 15 e 17 anos. As provas e os jogos são realizados em equipamentos e instalações esportivas de instituições escolares e esportivas de Belo Horizonte. A estimativa é de que um público total de 50 mil pessoas prestigie a competição até o encerramento.



Etapa classificatória 

As modalidades do JEBH são olímpicas e não olímpicas: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, peteca, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. Há ainda as modalidades paralímpicas: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e voleibol sentado.

Com execução técnica da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG), o JEBH é a etapa municipal classificatória para equipes e estudantes atletas representarem o município nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), permitindo ainda, a classificação para representar Belo Horizonte em nível nacional nas Olimpíadas Escolares Nacionais.

Atletas que se destacam atualmente em nível nacional e até internacional já participaram do JEBH. É o caso de Raulzinho, de 25 anos, jogador de basquete que atua na badalada NBA, como armador do Utah Jazz, de Salt Lake City. O nadador Gabriel Fantoni, 19, disputou todas as edições do JEBH enquanto tinha idade compatível. Em 2016, ele brilhou no Mundial Escolar, com três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze. Atualmente, Fantoni estuda e treina em Indiana, nos Estados Unidos. Em agosto ele vai integrar a seleção brasileira na disputa do Pan Pacífico, no Japão.



Programação da abertura 

Data: Sábado, 5 de maio
Horário: 9h
Local: Ginásio do Mackenzie (rua Congonhas, 420, Santo Antônio)

Roteiro
- Desfile de entrada dos representantes das delegações;
- Execução do Hino Nacional;
- Entrada do fogo simbólico e acendimento da pira olímpica;
- Juramento do estudante-atleta; 
- Discurso de autoridades presentes; 
- Declaração de abertura dos Jogos.