Pular para o conteúdo principal

Copa Centenário de Futebol Amador Wadson Lima categoria sub-20 feminina
Foto: Marcelo Machado/PBH

Abertura de inscrições para sub-20 feminino marca retomada da Copa Centenário

criado em - atualizado em

As inscrições para a categoria sub-20 feminina da Copa Centenário de Futebol Amador Wadson Lima estão abertas e podem ser realizadas até o dia 31 deste mês. A sub-20 é a novidade desta 24ª edição da Copa Centenário, organizada e realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), nas categorias masculino e feminino – base, adulto e máster. . O torneio deste ano é realizado com o patrocínio do Governo Federal por meio do  Ministério da Cidadania/Secretaria Especial do Esporte.

Os jogos desta nova categoria serão realizados de 20 de fevereiro a 3 de março, em seis campos com modernas e novas estruturas a exemplo de grama sintética e iluminação de LED.


Estes campos integram o projeto Várzea Vida desenvolvido pela PBH, por meio da Smel, com o objetivo de promover a requalificação completa nos espaços esportivos sem utilizar recursos do tesouro municipal em função da parceria com a iniciativa privada.


As ações da Prefeitura de estímulo à pratica do futebol feminino são destacadas na Copa Centenário, que possui, além da sub-20, as categorias adultos e sub 17. Em 2019, os jogos do futebol feminino mobilizaram 24 equipes com 582 atletas. Antes de 2017, as disputas envolviam apenas equipes da categoria adulta.


Retomada da Copa


A Copa Centenário será retomada em 2022, após dois anos de paralisação devido às medidas de combate à pandemia de Covid-19. A competição retorna com 11 categorias: feminino (sub-17, sub-20 e adulto); masculino (sub-13, sub-15, sub-17 e master 40 e 50 anos); e masculino amador (módulos A, B e C).


O coordenador da Copa Centenário, Ricardo Monteiro, estima que, neste ano, o torneio deve receber a inscrição de 240 equipes, com a realização de 290 jogos e participação de 6 mil atletas.


“A Copa Centenário de Futebol Amador Wadson Lima é um dos principais torneios amadores do Brasil. A competição tem o objetivo de fortalecer as associações esportivas amadoras na cidade, reafirmando o papel delas no processo de inclusão social de seus praticantes, além de ofertar momentos de lazer às comunidades e proporcionar melhoria na qualidade de vida da população”, afirma Ricardo Monteiro.


A competição mobilizou em 2019 mais de 5,4 mil participantes diretos, entre atletas e integrantes de comissão técnica, de quase 220 clubes.


Os campeões da última edição da Copa Centenário foram: Itamarense (Infantil); São Bernardo (Juvenil); Tupinambás (Feminino Sub-17); Manchester (Feminino Adulto); Cachoeirinha (Master); Villa Real (Adulto Masculino C); Américo (Adulto Masculino B); e Radiante (Adulto Masculino A).


Procedimentos para inscrição


Para se inscrever na Copa Centenário 2022, a equipe deve acessar a aba Pré-inscrição no site oficial da competição para gerar o login e senha necessários para o acompanhamento do processo de inscrição.


A agremiação deve possuir ata e estatuto para participar do torneio. Não serão aceitas cópias de documentos de originais que apresentem qualquer alteração que dificulte ou impeça a identificação do participante.