Pular para o conteúdo principal

Prefeito Alexandre Kalil cencado de mais de quize estudantes com camiseta laranja, ao lado do Teatro Francisco Nunes, durante o dia.
Foto: Amira Hissa/PBH

Abertura da Semana da Educação 2019 tem cortejo de alunos das escolas municipais

17/09/2019 | 19:55 | atualizado em 20/09/2019 | 10:04
A cena da cidade mudou na manhã de terça-feira, dia 17 de setembro, na região Centro-Sul. Mais de três mil estudantes se deslocaram em grupos, das praças da Liberdade, Tiradentes, Afonso Arinos e rua Itambé até a entrada do Parque Municipal, na avenida Afonso Pena, formando um grande cortejo que marcou a abertura oficial da Semana da Educação 2019 – BH Educa. Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, a Semana da Educação começou nesta segunda-feira, dia 16, e segue até o dia 23, em diversos espaços da capital.

 

O cortejo foi recebido na avenida João Pinheiro com rua Goiás pelo prefeito Alexandre Kalil, pela primeira-dama Ana Laender, pela secretária municipal de Educação, Ângela Dalben, pelo secretário adjunto de Educação, Marcos Alves e pela subsecretária de Planejamento, Gestão e Finanças da Secretaria Municipal de Educação, Natália Araújo, que se juntaram aos estudantes e desceram até o Teatro Francisco Nunes, no Parque Municipal.

 

Diante de centenas de estudantes, o prefeito Alexandre Kalil ressaltou a Educação como uma das prioridades de seu governo. "Nós temos a obrigação de colocar todas as crianças, e todos que têm direito, na escola. Não fazemos favor a ninguém. Fazemos o que temos que fazer porque quem paga o prefeito, a secretária, quem paga todo mundo são os pais de vocês. Os pais, vocês, suas famílias são a razão de estarmos aqui na abertura da Semana da Educação. Saibam vocês, que Educação, Saúde e Segurança são prioridades do meu governo. Priorizar a Educação é priorizar o treinamento e o reajuste de quem cuida das nossas crianças. Literalmente, hoje a Educação parou o trânsito de Belo Horizonte", afirmou o prefeito.

 

No trajeto do cortejo, os alunos das escolas municipais encheram Belo Horizonte de mensagens, cores, alegria, vida e música, contagiando motoristas e pedestres. Com cartazes e estandartes explanando a importância da educação no trânsito, da arte, da cultura, da tecnologia, da saúde, e de todos os elementos que compõem a Educação de uma sociedade, os estudantes também levaram charanga e diversos instrumentos de percussão para chamar a atenção da população.

 

 

Semana da Educação

A importância da Semana da Educação e da participação dos estudantes foi ressaltada pela secretária municipal de Educação, Ângela Dalben.  “Esta é a primeira BH Educa, com atividades em vários espaços da cidade, e temos aqui, na abertura da Semana da Educação, mais de três mil alunos, vindos de todas as escolas e creches parceiras. A nossa expectativa para a semana inteira, inclusive para sábado e domingo, é de que passem por aqui 41 mil crianças, jovens e adultos”, afirmou.

 

Além das matérias curriculares dentro das salas de aula, profissionais da Educação trabalham, no programa Escola Integrada, com arte, música, dança, esportes e várias outras atividades durante o ano letivo que refletem, positivamente, no desenvolvimento dos estudantes. "A Semana da Educação é muito importante, pois ela mostra para a cidade o que tem acontecido nas escolas. Hoje os nossos alunos estão encerrando o projeto Escola Segura, que informa e estimula as crianças a serem conscientes no trânsito", contou Silvana Simplício, coordenadora da Escola Municipal Professora Efigênia Vidigal, da regional Oeste.

 

Ao lado das atividades envolvendo os estudantes, como a Gincamat – gincana de matemática, exposição de arte, experimentos, espetáculos de dança, música e outras ações simultâneas, um dos destaques da Semana da Educação 2019 é o lançamento coletivo de livros escritos por professores da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. O evento será no espaço da UFMG, na Praça da Estação.

 

“Nós temos 55 professores que vão lançar seus livros. E vamos ter o lançamento coletivo no Centro Cultural da UFMG. Acho isso muito importante, porque todo esse movimento que está sendo feito para a Educação é para mostrar a qualidade das nossas escolas”, afirmou a secretária Ângela Dalben. O cortejo realizado pelas escolas municipais teve a coordenação da Secretaria Municipal de Educação e o apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal, Patrulha Escolar e BHTrans. A programação completa da Semana da Educação pode ser conferida no site da Semana da Educação.


Últimas Notícias

Crianças brincam de pernas de pau na rua, sobre tapete acolchoado. Blocos de carnaval são atrações do BH é da Gente de domingo, dia 20/10

BH é da Gente, do dia 20/10, tem blocos de carnaval e ação de orientação nutricional como atrações. 

17/10/2019 | 21:20
Vista aérea do Parque Municipal, com prédios ao fundo. Confira os principais eventos gratuitos que acontecem em BH neste fim de semana

Nos dias 19 e 20/10, vai ter prática de Tai Chi Chuan, orientação sobre saúde vascular, aula de yoga, caminhada meditativa e muito mais.

17/10/2019 | 17:41