Pular para o conteúdo principal

Prefeito Alexandre Kalil cencado de mais de quize estudantes com camiseta laranja, ao lado do Teatro Francisco Nunes, durante o dia.
Foto: Amira Hissa/PBH

Abertura da Semana da Educação 2019 tem cortejo de alunos das escolas municipais

criado em - atualizado em
A cena da cidade mudou na manhã de terça-feira, dia 17 de setembro, na região Centro-Sul. Mais de três mil estudantes se deslocaram em grupos, das praças da Liberdade, Tiradentes, Afonso Arinos e rua Itambé até a entrada do Parque Municipal, na avenida Afonso Pena, formando um grande cortejo que marcou a abertura oficial da Semana da Educação 2019 – BH Educa. Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, a Semana da Educação começou nesta segunda-feira, dia 16, e segue até o dia 23, em diversos espaços da capital.

 

O cortejo foi recebido na avenida João Pinheiro com rua Goiás pelo prefeito Alexandre Kalil, pela primeira-dama Ana Laender, pela secretária municipal de Educação, Ângela Dalben, pelo secretário adjunto de Educação, Marcos Alves e pela subsecretária de Planejamento, Gestão e Finanças da Secretaria Municipal de Educação, Natália Araújo, que se juntaram aos estudantes e desceram até o Teatro Francisco Nunes, no Parque Municipal.

 

Diante de centenas de estudantes, o prefeito Alexandre Kalil ressaltou a Educação como uma das prioridades de seu governo. "Nós temos a obrigação de colocar todas as crianças, e todos que têm direito, na escola. Não fazemos favor a ninguém. Fazemos o que temos que fazer porque quem paga o prefeito, a secretária, quem paga todo mundo são os pais de vocês. Os pais, vocês, suas famílias são a razão de estarmos aqui na abertura da Semana da Educação. Saibam vocês, que Educação, Saúde e Segurança são prioridades do meu governo. Priorizar a Educação é priorizar o treinamento e o reajuste de quem cuida das nossas crianças. Literalmente, hoje a Educação parou o trânsito de Belo Horizonte", afirmou o prefeito.

 

No trajeto do cortejo, os alunos das escolas municipais encheram Belo Horizonte de mensagens, cores, alegria, vida e música, contagiando motoristas e pedestres. Com cartazes e estandartes explanando a importância da educação no trânsito, da arte, da cultura, da tecnologia, da saúde, e de todos os elementos que compõem a Educação de uma sociedade, os estudantes também levaram charanga e diversos instrumentos de percussão para chamar a atenção da população.

 

 

Semana da Educação

A importância da Semana da Educação e da participação dos estudantes foi ressaltada pela secretária municipal de Educação, Ângela Dalben.  “Esta é a primeira BH Educa, com atividades em vários espaços da cidade, e temos aqui, na abertura da Semana da Educação, mais de três mil alunos, vindos de todas as escolas e creches parceiras. A nossa expectativa para a semana inteira, inclusive para sábado e domingo, é de que passem por aqui 41 mil crianças, jovens e adultos”, afirmou.

 

Além das matérias curriculares dentro das salas de aula, profissionais da Educação trabalham, no programa Escola Integrada, com arte, música, dança, esportes e várias outras atividades durante o ano letivo que refletem, positivamente, no desenvolvimento dos estudantes. "A Semana da Educação é muito importante, pois ela mostra para a cidade o que tem acontecido nas escolas. Hoje os nossos alunos estão encerrando o projeto Escola Segura, que informa e estimula as crianças a serem conscientes no trânsito", contou Silvana Simplício, coordenadora da Escola Municipal Professora Efigênia Vidigal, da regional Oeste.

 

Ao lado das atividades envolvendo os estudantes, como a Gincamat – gincana de matemática, exposição de arte, experimentos, espetáculos de dança, música e outras ações simultâneas, um dos destaques da Semana da Educação 2019 é o lançamento coletivo de livros escritos por professores da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. O evento será no espaço da UFMG, na Praça da Estação.

 

“Nós temos 55 professores que vão lançar seus livros. E vamos ter o lançamento coletivo no Centro Cultural da UFMG. Acho isso muito importante, porque todo esse movimento que está sendo feito para a Educação é para mostrar a qualidade das nossas escolas”, afirmou a secretária Ângela Dalben. O cortejo realizado pelas escolas municipais teve a coordenação da Secretaria Municipal de Educação e o apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal, Patrulha Escolar e BHTrans. A programação completa da Semana da Educação pode ser conferida no site da Semana da Educação.