Pular para o conteúdo principal

Fachada do Teatro Francisco Nunes durante o dia.
Foto: Ricardo Laf/PBH

Abertos Editais de Chamamento de Ocupação dos Teatros Públicos Municipais

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e da Fundação Municipal de Cultura (FMC), abriu editais de chamamento para a ocupação dos teatros públicos municipais – Teatro Francisco Nunes, Teatro Marília e Teatro Raul Belém Machado. Poderão se inscrever pessoas físicas e pessoas jurídicas, com propostas artísticas nas modalidades de Mostra e Festival, Teatro, Dança, Música e outras linguagens.

 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link de 29 de março a 10 de abril de 2018, por meio da plataforma Mapa Cultural. Para o Teatro Raul Belém Machado, serão aceitas também inscrições presenciais. 

 

 

 

Os Editais apresentam novidades. Uma delas é a de que somente após a etapa de avaliação e classificação das propostas artísticas que haverá a convocação dos proponentes para entrega da documentação obrigatória.  Outra é que, caso o proponente necessite, será possível utilizar também outros espaços, como o foyer ou outras áreas dos equipamentos.

 

Segundo a diretora de Promoção das Artes da FMC, Aline Vila Real, a ocupação dos teatros públicos municipais via edital de chamamento é um caminho importante e que merece atenção. “Fizemos alguns avanços nos processos de acessibilidade, abrindo as inscrições também para proponente pessoa física e exigindo a documentação do proponente apenas após a seleção da proposta artística”.  A diretora destaca também o fato de os editais contemplarem propostas de todas as linguagens artísticas que sejam adequadas aos espaços disponíveis nos teatros. “Acreditamos que esses espaços culturais têm muito a ganhar com uma maior participação dos artistas, produtores e técnicos da cidade”, afirma.

 

 

Para o secretário municipal adjunto de Cultura de Belo Horizonte, Gabriel Portela, os teatros municipais têm uma grande importância histórica para a cidade, tendo contribuído fortemente na formação de público e produção local. “A intenção com o novo edital é renovar a relação com a sociedade a partir de ocupações que sejam plurais e inclusivas, contemplando os diversos artistas, áreas artísticas e públicos da cidade”.

 

As propostas habilitadas no edital para autorização do uso do Teatro Francisco Nunes e Teatro Marília irão compor a programação no período de maio a dezembro de 2018. Para o Teatro Raul Belém Machado será de junho a dezembro de 2018. Para os três equipamentos, observando o horário de funcionamento.