Pular para o conteúdo principal

Área da cidade que vai receber obra contra enchentes
Foto: Sudecap/Divulgação

Aberto edital para estudos nas avenidas Cristiano Machado e Bernardo Vasconcelos

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte publicou, nesta quarta-feira, dia 19, no Diário Oficial do Município, a abertura de licitação para a contratação de serviço técnico profissional especializado para a avaliação dos estudos existentes e elaboração de projeto executivo para otimização do sistema de macrodrenagem da Bacia do Córrego Cachoeirinha. O recebimento das propostas está previsto para o dia 11 de fevereiro. Os trabalhos estão sob responsabilidade da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e todo o processo licitatório poderá ser acompanhado pelo Portal da Prefeitura, na área de licitações.

 

O Córrego da Cachoeirinha está localizado na região Nordeste da Capital e sua bacia hidrográfica contempla os bairros São Cristóvão, Aparecida, Nova Esperança, Concórdia, Nova Floresta, Cidade Nova, União, Ipiranga, Cachoeirinha, Santa Cruz, Palmares, Dom Joaquim e Fernão Dias.

 

O empreendimento irá atuar em dois trechos contínuos, sendo o primeiro começando na Avenida Bernardo Vasconcelos, nas proximidades com a Rua Jairo Pereira, até o entroncamento com a Avenida Cristiano Machado; e o segundo na Avenida Cristiano Machado até o lançamento na canalização do Ribeirão do Onça, em frente à Estação de Integração São Gabriel, onde atualmente já existe outra obra de macrodrenagem em execução pela Prefeitura, a de otimização do sistema de macrodrenagem da Bacia do Ribeirão do Onça.

 

A região do Cachoeirinha é uma área quase completamente urbanizada e com os maiores índices de impermeabilização de toda a bacia do ribeirão da Onça, o que demanda um estudo muito aprofundado para se chegar numa solução viável para o lugar.

 

O prazo de execução dos estudos é de um ano a partir da assinatura da ordem de serviço e o valor teto da licitação é de R$ 1.766.283,30.