Pular para o conteúdo principal

Cartas com foto de cerca de 12 crianças de até quatro anos sentadas sem semi-círculo à esquerda e os seguintes dizeres à direita: Pré-Conferências Regionais de Educação: inscrições até 3 de junho
Foto: Divulgação

Abertas as iscrições para Pré-Conferências de Educação

criado em - atualizado em

Estão abertas, até o dia 3 de junho, as inscrições para participar das Pré-Conferências Municipais de Educação, que vão acontecer no dia 10 de junho nas nove regionais da cidade. Os endereços de realização de cada pré-conferência, o nome de cada eixo temático e outras informações também estão disponíveis no site da Gestão Compartilhada.

 

Participar das pré-conferências é requisito para integrar as discussões das conferências municipal e nacional, pois nos encontros prévios são definidas as propostas e eleitos os delegados que vão representar a cidade  nos eventos futuros. A inscrição está aberta a qualquer cidadão e deve ser feita por meio de formulário eletrônico disponível no site da Gestão Compartilhada. Para se inscrever, o interessado deve ter o número do CPF em mãos.

 

No final do mês de junho, Belo Horizonte será o palco de uma ampla discussão sobre educação. Vão acontecer, simultaneamente, a VIII Conferência Municipal de Educação e a etapa municipal da Conferência Nacional de Educação (Conae-BH), eventos que vão reunir mais de 700 representantes de várias áreas do setor educacional. Para participar dos dois encontros, os interessados devem ficar atentos desde já.

Confira os locais das pré-conferências, que acontecerão das 8h às 14h: 


Barreiro
Escola Municipal Isaura Santos
Rua Hoffman, 80 - Miramar.


Centro-Sul
Escola Municipal Marconi
Av. do Contorno, 8476 - Santo Agostinho.


Leste
Escola Municipal Santos Dumont
Av. Mem de Sá, 600 - Santa Efigênia.


Nordeste 
Escola Municipal Prof.ª Eleonora Pieruccetti
Av. Bernardo Vasconcelos, 288 - Cachoeirinha


Noroeste 
Escola Municipal Belo Horizonte
Av. José Bonifácio, 189 – São Cristovão


Norte
Escola Municipal José Maria dos Mares Guia
Rua dos Beneditinos, 180 - Heliópolis.


Oeste
Escola Municipal Hugo Werneck
Rua Oscar Trompowsky, 1.372 – Vila São Jorge.


Pampulha
Escola Municipal Dom Orione
Av. Expedicionário Benvindo Belém de Lima, 500 – São Luiz.


Venda Nova
Escola Municipal Geraldo Teixeira da Costa (Geteco)
Rua Márcio Lima Paixão, 8 – Rio Branco.

 

Conferência Municipal e Conae-BH

A VIII Conferência Municipal de Educação e a Conae-BH acontecem simultaneamente, no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte, entre os dias 29 de junho a 2 de julho. Na VIII Conferência Municipal, o objetivo é discutir o papel do Conselho Municipal de Educação na perspectiva da garantia do direito à Educação, além de promover a eleição dos novos integrantes do Conselho para o período de 2017 a 2019. Já na Conae-BH, a meta é discutir a consolidação do Sistema Nacional de Educação e do Plano Nacional de Educação.

 

As duas Conferências terão como base os oito eixos temáticos de discussão. Na ocasião, os delegados vão se dividir em grupos para discutir e consolidar propostas em cada eixo temático e depois colocar as propostas em votação na plenária, com todos os integrantes. As propostas aprovadas serão encaminhadas para a etapa estadual da Conferência e, posteriormente, também para a etapa nacional.

 

Participam das Conferências representantes da Rede Municipal de Educação (RME-BH), da Rede Estadual, da Educação Superior, de sindicatos, de pais, de alunos.