Pular para o conteúdo principal

Fachada do Conservatório da UFMG durante o dia.
Foto: Arquivo PBH

Abertas inscrições para Seminário do Sistema Municipal de Indicadores Culturais

17/10/2019 | 20:49 | atualizado em 18/10/2019 | 09:10

Estão abertas as inscrições para o Seminário do Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais, promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura. O encontro, realizado nos dias 5 e 6 de novembro, no Conservatório da UFMG (avenida Afonso Pena, 1.534, Centro), pretende instaurar o processo de constituição do Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais. Toda a programação é gratuita.

 

A implementação do Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais está prevista no Plano Municipal de Cultura. O seminário propõe o debate sobre a estrutura e funcionamento desse Sistema, além da criação do Observatório Municipal da Cultura, fundamentais para o fortalecimento do Sistema Municipal de Cultura.

 

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira, um sistema de indicadores e informações atualizadas e com a maior precisão possível garante aos gestores públicos, produtores, artistas, pesquisadores, profissionais do campo cultural e sociedade em geral, o embasamento técnico para definição de estratégias de gestão, desenvolvimento de políticas e projetos. “A disponibilização de informações é um direito da cidadania. Somente com informações adequadas e atualizadas os cidadãos podem exercitar o controle público e a orientação das ações governamentais”, salienta.

 

Juca Ferreira destaca ainda que o Sistema promoverá a adequação e acessibilidade às diversas atividades promovidas na cidade com o embasamento técnico para definições de prioridades e estratégias

 

Segundo o diretor de Políticas Culturais e Participação Social da Secretaria Municipal de Cultura, João Pontes, através da construção e monitoramento de indicadores culturais será possível identificar e dimensionar o impacto, a eficiência e a eficácia das políticas públicas culturais e, assim, ajustar o rumo da gestão. “Além disso, os indicadores culturais também são importantes para a atuação da sociedade civil no controle social e para o reconhecimento de dinâmicas e contextos municipais do campo da cultura”, finaliza.     


Últimas Notícias

Obras sendo feitas nos córregos Olaria e Jatobá, na região do Barreiro Prefeitura inicia mais obras contra enchentes nos córregos Olaria e Jatobá

Serão investidos aproximadamente R$ 18 milhões neste empreendimento, com previsão de término no segundo semestre de 2021.

 

09/07/2020 | 16:48
Informações da Prefeitura sobre o Covid-19 Cidadão pode recorrer contra notificações da Fiscalização de forma digital

O procedimento virtual será adotado enquanto durarem as medidas temporárias de prevenção ao contágio e de enfrentamento ao Covid-19

09/07/2020 | 16:33