Pular para o conteúdo principal

Mais de seis adultos estão em sala de aula da Educação de Jovens e Adultos - EJA.
Foto: Magi Mappa/PBH

Abertas inscrições para exame que certifica Jovens e Adultos

criado em - atualizado em

Foram abertas nesta segunda-feira, dia 7, as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O exame, voltado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria, substitui o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no papel de certificação para o ensino médio e certifica também os estudantes do ensino fundamental. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 18 de agosto, pelo portal no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), neste endereço eletrônico
 

Para participar do Encceja, o estudante que pretende a certificação do ensino fundamental precisa ter, no mínimo, 15 anos até a data de realização do exame. Já para os interessados na certificação do ensino médio a idade mínima é de 18 anos até a data do exame, que será realizado no dia 22 de outubro em todo o país.
 

O exame é composto por quatro provas objetivas, cada prova é composta por 30 itens do tipo múltipla escolha com quatro alternativas de resposta. O Inep recomenda notas mínimas para as instituições certificadoras. Para as provas objetivas a nota mínima sugerida é de 100 pontos em cada, o que representa em média 50% das habilidades exigida. No caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física ou Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o participante deverá adicionalmente obter proficiência na prova de Redação. A prova de Redação distribui 10 pontos e a nota mínima sugerida pelo Inep é de cinco pontos.