Pular para o conteúdo principal

9ª Revista do Arquivo Público destaca carnaval e festas em espaços urbanos
Foto: Divulgação/PBH

9ª Revista do Arquivo Público destaca carnaval e festas em espaços urbanos

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte lança a 9ª edição da Revista Eletrônica do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (REAPCBH), na quinta-feira, dia 15 de dezembro. O periódico científico anual contempla artigos, resenhas, ensaios e propostas pedagógicas que estimulam a pesquisa e a reflexão científica sobre a cidade de Belo Horizonte e a área arquivística. Nesta edição, a publicação virtual traz o dossiê “Territórios em festa: apropriações culturais do espaço urbano”, com artigos sobre carnaval, festas e demais manifestações culturais de Belo Horizonte. Para além do Dossiê temático, a 9ª edição da revista também tem trabalhos que discutem a cidade em diferentes aspectos.

Ao todo, a publicação reúne 11 artigos, além de uma entrevista com a professora Rita Ribeiro e três propostas de ações educativas voltadas para o patrimônio cultural. A atividade é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura e integra a programação especial de comemoração do aniversário de 125 anos de Belo Horizonte. A publicação virtual está disponível gratuitamente na página do Arquivo Público, no site da PBH.

O destaque desta edição são os artigos sobre o carnaval em Belo Horizonte, festa que será retomada na cidade a partir do ano que vem. Os artigos discutem o carnaval desde o seu surgimento, nos primeiros anos da capital, até o seu reflorescimento nos anos 2010, fazendo um balanço da festa até 2020, discutindo suas transformações, assim como as articulações entre cultura, diversão e resistência nesta festa. 

O Dossiê traz ainda uma entrevista com a professora Rita Ribeiro, que conta sobre seu percurso de pesquisa e como se deu o encontro com o Quarteirão do Soul - movimento estudado em sua tese de doutorado -, o qual se dedica à soul music e se apropria do espaço urbano mostrando que a cidade é para todos. 

A Revista Eletrônica do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (ISSN 2357-8513) é uma publicação on-line do APCBH. O projeto da revista surgiu em 2012 e a sua primeira edição foi publicada em 2013. A REAPCBH é um periódico anual de caráter acadêmico e científico que recebe artigos, resenhas e propostas de ações educativas relacionadas ao patrimônio cultural. A revista é indexada e a nota Qualis Capes da REAPCBH é B5. A publicação ocorre sempre em dezembro e as edições anteriores do periódico estão disponíveis no Portal PBH. 

O periódico abrange as várias áreas do conhecimento que se debruçam sobre a cidade de Belo Horizonte como história, geografia, arquitetura e urbanismo, entre outras. A chamada para o recebimento dos artigos é aberta no primeiro semestre do ano. 

Sobre o Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte 

O Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH) é o órgão da Prefeitura responsável pela gestão, guarda, preservação e acesso dos documentos produzidos ou recebidos pelo poder executivo municipal. Criada em 1991, a instituição cuida também de parte do acervo da Câmara Municipal de Belo Horizonte e de documentos privados de interesse da população belo-horizontina. No APCBH encontram-se documentos textuais, revistas, mapas, plantas, projetos arquitetônicos, cartazes, fotografias, filmes, registros sonoros, dentre outros. Em sua sede, há também uma biblioteca voltada para a história da cidade.  

Compõem o acervo do APCBH coleções e fundos que apresentam uma enorme variedade de informações sobre a cidade. Há documentos sobre o processo de criação da capital mineira, fotografias produzidas pela Assessoria de Comunicação da PBH desde 1950, documentos oriundos da antiga Secretaria Municipal da Fazenda (1891-1989) – tais como dívidas públicas, recolhimentos de impostos sobre profissões e pagamentos de serviços ligados às mais diferentes atividades desenvolvidas na cidade –, e um grande acervo de projetos arquitetônicos.. O APCBH abriga hoje um volume documental de cerca de 1,5 mil metros lineares de documentos textuais e 1,2 milhão de itens documentais, dentre fotografias, fitas de vídeo, cartazes, revistas, plantas e mapas, dentre outros. 

Programação especial aniversário de 125 anos de Belo Horizonte

Para comemorar os 125 anos da capital mineira, a Prefeitura de Belo Horizonte preparou uma programação cultural especial que acontece ao longo do mês de dezembro, em diferentes regionais. Na agenda estão shows, apresentações artísticas, literárias, inauguração de exposições, batalhas de rap, e atividades da área de patrimônio, que ocuparão ruas, praças e equipamentos culturais municipais. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura. Toda programação é gratuita e pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.

Serviço 

Lançamento da 9ª edição da Revista Eletrônica do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (REAPCBH) 
Dia 15 de dezembro de 2022
Disponível em: pbh.gov.br/apcbh