Pular para o conteúdo principal

73,51% dos óbitos por Covid-19 em Belo Horizonte são de pessoas não vacinadas
Foto: Divulgação/PBH

73,51% dos óbitos por Covid-19 em Belo Horizonte são de pessoas não vacinadas

criado em - atualizado em

Levantamento realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte apontou que 73,51% dos 4.982 óbitos por Covid-19 ocorridos entre janeiro de 2021 e março deste ano são de pessoas que não receberam nenhuma dose da vacina contra a doença. O levantamento considera as mortes ocorridas a partir de janeiro de 2021, quando foi iniciada a vacinação na capital. A análise foi feita cruzando bases de dados, onde são registrados casos confirmados, pessoas vacinadas, internações e óbitos. 

Dos óbitos ocorridos em vacinados, 13,41% são de pessoas com esquema vacinal incompleto, ou seja, com apenas uma dose. Já 13,08% das pessoas com esquema vacinal completo que foram a óbito possuíam comorbidades. Ainda considerando os óbitos em vacinados, 44,63% são de pessoas com idade de 80 anos e mais, 34,23% com idade entre 70 e 79 anos e 16,89% de pessoas com idade entre 60 e 69 anos. 

“Estes dados comprovam, mais uma vez, que as vacinas salvam vidas. Belo Horizonte é um exemplo, com mais de 100% da população acima de 12 anos vacinada com a primeira dose e cerca de 96% com a segunda dose. É muito importante que todos que já foram convocados tomem a dose de reforço ou adicional, ou ainda a quarta dose. Também precisamos proteger as nossas crianças. As vacinas são seguras e a Prefeitura mantém, há mais de um ano e em todas as regionais, postos de vacinação em pleno funcionamento para garantir que todos sejam imunizados”, afirma o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto. 

A vacinação segue em andamento na cidade com convocações para aplicação da segunda dose para crianças e ainda ações de repescagem para pessoas já convocadas para a primeira dose, segunda dose, reforço e adicional, ou quarta dose. Para o público infantil a vacinação continua sendo realizada em escolas, universidades, um shopping e outros locais. Já a aplicação em adultos está mantida nos Centros de Saúde, pontos de drive-thru ou postos extras. Os endereços, horários de funcionamento, critérios e documentos para a vacinação podem ser conferidos no portal da Prefeitura.