Pular para o conteúdo principal

5º FLI BH realiza programação comemorativa em diversos equipamentos culturais
Arte/PBH

5º FLI BH realiza programação comemorativa em diversos equipamentos culturais

criado em - atualizado em

Com uma programação especialmente pensada para enriquecer as comemorações dos 126 anos da capital mineira, a última etapa do 5º Festival Literário Internacional de Belo Horizonte - FLI BH promove oficinas, debates, narrações de histórias e outras atividades gratuitas, no período de 4 a 16 de dezembro. Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Periférico, o evento acontecerá em Centros Culturais e Centros de Artes e Esportes Unificados da PBH, na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil, em bibliotecas comunitárias e na Livraria Quixote, na Savassi.

Esta etapa do FLI BH consolida a estratégia de descentralização do projeto, fortalecendo ainda mais as cadeias criativas do livro e da promoção da literatura, além de promover o acesso à cultura em todas as regionais da cidade para públicos diversos, incluindo jovens, adultos e crianças. As atividades serão ministradas por escritores, educadores, narradores de histórias, ilustradores, quadrinistas e artistas visuais.

Além da oferta de programação diversificada, o FLI BH também doará 250 livros para a rede de bibliotecas da Fundação Municipal de Cultura, composta por 22 unidades. Entre as obras, destacam-se trabalhos de autores clássicos como Carlos Drummond de Andrade e Fernando Sabino, além de obras de Lélia Gonzalez, a homenageada da 5ª edição do festival.

Programação eclética

A programação de aniversário apresenta ao público atividades variadas, que envolvem aprendizado, reflexão, lazer e experiências lúdicas ligadas ao universo do livro e da literatura. As oficinas vão trabalhar com criação de livros de memória, produção de ilustrações e quadrinhos, modelagem de massinha, impressões tipográficas e cantigas e brincadeiras da cultura popular. Lélia Gonzalez será tema de uma oficina de fanzine.

A trajetória desta importante intelectual brasileira e ativista pelos direitos dos negros e das mulheres também será assunto de palestra. Em sintonia com o tema do FLI BH 2023, “Vozes e ideias para vidas justas”, duas mesas de debate tratam sobre questões urgentes do nosso tempo: os desafios do combate ao racismo e à gordofobia. Em outra mesa, a aniversariante do mês, Belo Horizonte, será homenageada por autores que pensam, escrevem e descrevem a cidade.

Encerrando as celebrações e homenagens pelos 120 anos de Carlos Drummond de Andrade, três artistas visuais realizarão um ciclo de palestras ilustradas, com a pintura de painéis ao vivo inspirados na obra do poeta e escritor mineiro. Após concluídos, os painéis estarão disponíveis para exposições itinerantes

A programação também inclui palestras-show sobre a importância do cuidado coletivo com o acervo das bibliotecas, contações de histórias e narrativas artísticas que encantarão crianças e adultos. Essas atividades abordarão histórias populares e clássicas e a tradição africana, assim como as obras de Carlos Drummond de Andrade e Fernando Sabino. Além disso, o evento contará com o Slam, uma competição em que participantes declamam poesias em ritmo de rap, levando a plateia ao delírio.

Esta etapa do FLI BH 2023 é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Periférico. O evento conta também com recursos do Fundo Especial do Ministério Público de Minas Gerais. Todas as atividades são gratuitas.

O FLI BH 2023

A 5ª edição do Festival Literário Internacional de Belo Horizonte - FLI BH homenageia Lélia Gonzalez, pioneira nos estudos sobre feminismo negro no Brasil, e tem como lema “Vozes e ideias para vidas justas”. Carol Fernandes, artista convidada, criou ilustrações que expressam o pensamento da homenageada e o tema do evento.

A penúltima etapa do festival, realizada entre 16 e 20 de novembro no CCBB-BH, recebeu quase 25 mil crianças, jovens e adultos em 55 atividades gratuitas e foi palco do lançamento de 88 livros ao longo dos quatro dias.

Cerca de 2.400 pessoas participaram das oficinas e mesas de debates, que tiveram sua capacidade máxima atingida, além da distribuição de cerca de 11 mil livros para estudantes e educadores da rede municipal de ensino.

Concebido para abraçar a literatura em toda sua diversidade e potência, a partir das atividades oferecidas e da ampla gama de públicos, regiões e estilos contemplados, o FLI BH 2023 não se limitou ao tradicional espaço literário, expandindo neste ano suas fronteiras. Já em setembro, marcou presença na Expo Favela Minas, que ocorreu pela primeira vez no estado, com o objetivo de ampliar o protagonismo das vozes periféricas e celebrar a literatura nascida nas favelas.

No período de 6 a 10 de novembro, o festival proporcionou oficinas gratuitas nos 17 centros culturais da Prefeitura de Belo Horizonte, localizados em todas as nove regionais da cidade, tornando o acesso à cultura mais democrático e acessível. Além disso, em 11 de novembro, aconteceu o inspirador Circuito FLI BH de Livrarias, que contemplou a literatura em sua intersecção com a sociedade e outras formas de arte, alcançando diversos públicos.

Serviço 

Festival Literário Internacional de Belo Horizonte - FLI BH – programação especial aniversário de 126 anos de belo horizonte

4 a 16 de dezembro:
oficinas, debates, narrações de histórias e outras atividades gratuitas em Centros Culturais e Centros de Artes e Esportes Unificados da Prefeitura, na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil, em bibliotecas comunitárias e na Livraria Quixote.

Programação:  portalbelohorizonte.com.br/fli