Pular para o conteúdo principal

Seis bailarinos, vestidos de preto, dançam de maneira coordenada em palco com pouca luz e iluminação vermelha.
Foto: André Fossati

5ª edição da Virada Cultural tem recorde de inscrições 

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e o Instituto Periférico (Organização da Sociedade Civil – OSC) encerraram na última quinta-feira, dia 16 de maio, as inscrições para composição da programação gratuita da 5ª Edição da Virada Cultural, que será realizada das 17h de sábado, dia 20 de julho, às 17h de domingo, 21 de julho. O balanço do chamamento público trouxe 1.554 propostas no total e entre elas muitas ações e intervenções de rua.

 

Considerando os anos anteriores, a música continua com o maior número de inscrições (57%), mas foi registrado aumento expressivo da participação das outras atividades (43%). Essa edição da Virada conta com novas categorias, como audiovisual, bem-estar e saúde. Outra novidade é que moda e design, que antes era uma subárea, ganhou também status de categoria.

 

“O número recorde de inscrições no chamamento público para integrar a grade de programação da Virada Cultural demonstra o interesse dos artistas e produtores culturais da cidade em participar do evento. Essa Virada além de reforçar a inclusão de todas as áreas da cultura, extrapola para experimentações em busca de um novo olhar para a cidade, uma nova forma de vivência do hipercentro, com a intenção do encontro e celebração de todas as tribos, estilos e perfis do belo-horizontino”, afirmou o secretário municipal de Cultura de Belo Horizonte, Juca Ferreira.

 

De acordo com a presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fabíola Moulin, o objetivo durante a Virada é reverberar no Centro de Belo Horizonte manifestações culturais que estão espalhadas na cidade e na região metropolitana. Ela assinala também que conceito dessa edição busca uma experiência diferenciada do cidadão com o Centro da cidade. ”Queremos que as pessoas atribuam outros sentidos e significados aos espaços urbanos do Centro de Belo Horizonte, mudando sua relação de apropriação e interação com aquele território, a partir da participação na Virada”, disse. 

 

A diretora-presidente do Instituto Periférico, Gabriela Santoro, considerou que o balanço vem confirmar que Belo Horizonte vive uma produção cultural efervescente. “A Virada Cultural será um recorte de tudo o que a cidade produz de artístico ao longo de 365 dias, exibido em apenas 24 horas. Agora todas essas propostas serão analisadas por uma comissão paritária composta por profissionais da esfera pública e privada com notória atuação no campo cultural. Os principais critérios de avaliação dos trabalhos inscritos serão a relevância, adequação técnica e estrutural à Virada e a viabilidade financeira e documental para a contratação”, explicou Gabriela Santoro.

 

O resultado será divulgado no site oficial do evento. Outras informações também estão disponíveis no site da Virada Cultural. A Virada Cultural terá cerca de 400 atrações gratuitas - 120 selecionadas pelo edital - que devem atrair cerca de 500 mil pessoas. Tudo isso realizado em 24h ininterruptas, em um circuito formado por seis áreas principais no hipercentro da capital, além de espaços culturais parceiros.

 

Seguindo a experiência de outros grandes eventos realizados em Belo Horizonte, a Virada é construída de forma integrada. BHTrans, Guarda Municipal, SLU, Belotur, secretarias municipais de Assuntos Institucionais e Comunicação Social; de Política Urbana; de Saúde; de Meio Ambiente; de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania; de Educação; de Esportes e Lazer; Fundação de Parques Municipais;  e outros órgãos públicos farão parte do planejamento do evento.

 

 

Virada Cultural de Belo Horizonte

A Virada Cultural de Belo Horizonte é realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e do Instituto Periférico, com apoio e adesão de diversos parceiros institucionais. Esta é a 5ª edição do evento, que reuniu, em toda a sua história, mais de cinco mil artistas, duas mil atrações e mais de 1,6 milhão de pessoas.

 

 

Serviço

Virada Cultural de Belo Horizonte 2019

De 20 de julho, às 17h, a 21 de julho, às 17h

Informações no site da Virada Cultural

Acompanhe: facebook, instagram: @viradaculturalBH #ViradaBH