Pular para o conteúdo principal

Foto noturna do Museu da Moda, iluminado por luzes coloridas.
Foto: Ricardo Laf/PBH

4ª Slow Week, no Museu da Moda, reflete sobre criatividade e sustentabilidade

criado em - atualizado em

A Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura, promove, no Museu da Moda (rua da Bahia, 1.149, Centro), desta terça-feira, dia 24, até a sexta, dia 27, a quarta edição da “Slow Week - Moda, Ética e Sustentabilidade”. O evento traz programação extensa de atividades com o objetivo de debater e impulsionar propostas sustentáveis para solucionar e transformar o atual cenário sócio-econômico-cultural, promovendo o bem estar pessoal dentro da perspectiva do consumo consciente. Oficinas, debates e aula aberta estão na programação. Todas as atividades são gratuitas.

 

As atividades abordam temáticas como reciclagem e reuso de materiais, slow fashion, projetos sustentáveis, inclusão social, economia circular, customização de roupas, escambo, resíduos têxteis, legislação, transparência das marcas, entre outras. Para as oficinas, é necessária inscrição prévia no e-mail slowweek4@gmail.com. Para as demais atividades, haverá distribuição de senhas 30 minutos antes do início de cada uma.

 

Os debates acontecem ao longo dos quatro dias, todos com mediação de Valéria Said, jornalista, professora e pesquisadora. São eles: “Desafios para uma economia circular na indústria da moda mineira”, com as presenças de Áurea Lúcia, Jorge Domingos Peixoto e Aldo Clécius; “Transparência na comunicação de marcas para um consumo mais consciente e uma moda mais responsável”, com Lorena Martins, Lívia Monteiro e Fabi Soares; e “Oportunidades e desafios para o microempreendedor em moda criativa, autoral e sustentável”, com Iriane Martins, Thiago Flores e Camila Coelho. 

 

A aula aberta especial, no dia 25, quinta-feira, traz o professor Pedro Antunes para discutir sobre a importância do fashion law (área do Direito relacionada à cadeia produtiva da moda). As oficinas “Roupa de Papel”, “Reencantados”, ”Estilo Vintage Contemporâneo” e “Jeans Upcycling”, nos dias 24, 25 e 26, respectivamente, exploram novas formas de utilização de roupas e materiais que, normalmente, seriam descartados. Também haverá uma ação colaborativa de escambo, no dia 26.

 

 

Movimento Slow

O Movimento Slow surgiu em 1986 com a criação do slow food, trazendo uma reflexão em oposição ao fast food e a favor da desaceleração diária da sociedade. O movimento ampliou seu conceito para outras áreas, como o slow fashion, slow cities, slow travel, slow art e tem a intenção de combater o consumo excessivo e a ansiedade de descartar coisas apenas por pressa de substituí-las por outras – não só bens materiais, mas também atividades e relacionamentos -, se opondo a falta de tempo para pensar, refletir e sentir. Slow propõe ainda uma reflexão coletiva e global em relação às consequências do consumo, soluções sustentáveis e a preservação do meio ambiente. Uma forma de repensar o cotidiano e ações para proporcionar bem-estar, consciência e um futuro melhor para as próximas gerações. Mais informações para o público pelo telefone (31) 3277-1182.

 

 

PROGRAMAÇÃO 

DIA 24/9, TERÇA-FEIRA

  •  Das 9h às 17h: Oficina

Tema: Roupa de papel.

- Mentoria e conteúdo: A artista plástica Zélia Mendonça, autora da exposição “Torsos & Outros” (MUMO), por meio da técnica assemblage, vai explorar, com os participantes, as possibilidades de ressignificar blusas velhas e materiais de bijuterias descartados, transformando-os em outras peças criativas. É necessário levar blusa velha, botões, restos de souvenires, linhas, agulhas de costura, tesouras, agulhas de crochê, alfinetes, sucatas de bijuterias e outros materiais de resíduos que cada participante tiver em casa.

- Inscrições: Serão oferecidas 10 vagas. A inscrição é gratuita e validada por ordem de recebimento da solicitação via e-mail: slowweek4@gmail.com, com a identificação em assunto: “Roupa de Papel”. Os contemplados receberão e-mail de confirmação.

 

  • Das 19h às 21h: Debate

Desafios para uma economia circular na indústria da moda mineira.

Mediação: Valéria Said, jornalista, professora de Ética e pesquisadora em Moda e Política.

Debatedores: Áurea Lúcia, Jorge Domingos Peixoto e Aldo Clecius.

- Áurea Lúcia é estilista e proprietária da marca de negócio circular, “Áurea Lúcia”. Organizadora do Clube da Economia Circular de Belo Horizonte;

- Jorge Domingos Peixoto, formado em Administração de Empresas e pós-graduado em MBA Gestão de Instituição de Ensino. Trabalhou na área de administração, suprimentos e produção das empresas Sputnik e Vide Bula e diretor escolar do SENAI MODATEC e SENAI CECOTEG. Articulador e membro da Frente da Moda Mineira (FMM);

- Aldo Clecius, diretor criativo da Fhouse (agência especializada em consultoria, educação e desenvolvimento do mercado de moda em Belo Horizonte), idealizador do Movimento Moda Contemporânea Mineira (MCM) e professor de Moda e Desenvolvimento de Coleção.

 

DIA 25/9, QUARTA-FEIRA

  • Das 9h às 17h: Oficina

Tema: Reencantados.

- Mentoria e conteúdo: A artista plástica Zélia Mendonça propõe uma oficina para trabalhar as possibilidades de “reencantar” resíduos. Os participantes deverão levar materiais de bijuterias descartados, botões, restos de souvenires, linhas, agulhas de costura, tesouras, alfinetes e outros materiais que considerarem interessantes.  Esses itens comporão, junto com retalhos de pano, as peças a serem criadas num processo de dinâmicas grupais para despertar criatividade e um olhar mais aprofundado do mundo.

- Inscrições: Serão oferecidas 10 vagas. A inscrição é gratuita e validada por ordem de recebimento da solicitação via e-mail: slowweek4@gmail.com, com a identificação em assunto: “Reencantados”. Os contemplados receberão e-mail de confirmação.

19h às 21h: Aula Aberta Especial

Importância do Fashion Law para a formação profissional em moda criativa, ética e competitiva. Professor convidado: Pedro Antunes, professor, advogado, membro da Comissão do Direito da Moda e do Direito Imobiliário da OAB-MG. Sócio da Vanoni e Antunes Consultora e Assessoria Jurídica, especialista em Negócios da Moda.

 

DIA 26/9, QUINTA-FEIRA

  •  Das 14h às 17h: Oficina

Tema: Estilo Vintage Contemporâneo

- Mentoria e conteúdo: Marci Lima, consultora de imagem e curadora de estilo, e Soraia Kolansky, fotógrafa e curadora de estilo, vão mostrar as várias possibilidades de ressignificar peças vintage em looks contemporâneos, por meio de seus acervos do Brechó Vintage La Poésie. Os participantes podem levar uma peça de roupa “antiguinha”, “que não combina com nada”, para receber consultoria de como utilizá-la em um look com estilo.

- Inscrições: Serão oferecidas 15 vagas. A inscrição é gratuita e será validada por ordem de recebimento da solicitação via e-mail: slowweek4@gmail.com, com a identificação em assunto: “Estilo Vintage Contemporâneo”. Os contemplados receberão e-mail de confirmação.

 

  • Das 16h às 19h: Ação Colaborativa

Projeto Muda

A roupa mais sustentável é aquela que já existe. Maiara Cavalcanti, consultora de imagem e produtora de moda, é a idealizadora do Projeto Muda, com a seguinte proposta de escambo no Mumo: cada desapegado deve levar até três peças de roupa que estejam paradas em seu armário, mas em bom estado de conservação, e trocar por outras mais estilosas e cheias de memórias afetivas. A entrada é gratuita, na área externa do primeiro andar do MUMO (somente troca de roupa).

 

  • Das 19h às 21h: Debate

Transparência na comunicação de marcas para um consumo mais consciente e uma moda mais responsável.

 Mediação: Valéria Said, jornalista, professora de Ética e pesquisadora em Moda e Política.

Debatedores: Lorena Martins, Lívia Monteiro, Fabi Soares.

- Lorena Martins é repórter e coordenadora do conteúdo impresso e digital de Moda e Beleza do jornal O Tempo e da Rádio Super Notícia. 

- Lívia Monteiro é representante do Movimento Fashion Revolution-BH e gerente de marketing na Modacad. Publicitária e produtora de eventos, especialista em Marketing Digital e Gestão Cultural, com MBA em Gestão de Projetos.   

- Fabi Soares é publicitária, membro do Conselho de Moda da ACMinas e fundadora do primeiro marketplace do Brasil, o Mooca, com aceleração de empreendedores criativos.

 

DIA 27/9, SEXTA-FEIRA

  •  Das 14h às 17h: Oficina

Tema: Jeans Upcycling

- Mentoria e conteúdo: Sarah Almeida, produtora de moda, ativista pela economia circular e proprietária da marca Florent, vai mostrar ao participante da oficina alternativas simples e práticas de usar a técnica de upcycling em peças jeans e, assim, contribuir para aumentar a vida útil dessas roupas, transformando-as em novas criações autorais. Para fazer a oficina é necessário levar: peça jeans, tesoura, agulhas, linhas, giz para roupas, alfinetes e fita métrica, canetas para tecido (preta e outras cores, se possível),tinta para tecido (cores diversas), estêncil, cola para tecido, botões, linha, fita crepe.

- Inscrições: Serão oferecidas 15 vagas. A inscrição é gratuita e será validada por ordem de recebimento da solicitação: slowweek4@gmail.com, com a identificação em assunto: “Jeans Upcycling”. Os contemplados receberão e-mail de confirmação.

 

  • Das 19h às 21h: Debate

Oportunidades e desafios para o microempreendedor em moda criativa, autoral e sustentável.

Mediação: Valéria Said, jornalista, professora de Ética e pesquisadora em Moda e Política.

Debatedores: Iriane Martins, Thiago Flores, Camila Coelho

- Iriane Martins é coreógrafa e bailarina idealizadora do Projeto Mixtura Eco Concept, primeira marca oficial de moda com resíduos em Minas Gerais. Como um projeto social de empreendedorismo, arte e cultura, oferece capacitação e transformação de pessoas por meio de uma incubadora de novos talentos empresariais com base em preceitos biofílicos e da economia sustentável. 

- Thiago Flores é graduado pela Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFMG e proprietário do Camaleoa Brechó. Idealizador da Reveste Moda Sustentável e co-organizador da Feira de Tudo, projeto colaborativo.   

- Camila Coelho é advogada do Trabalho e do Direito da Moda. Fundadora e curadora da CirculEstilo, um brechó que também comercializa peças novas de outlets.