Pular para o conteúdo principal

3º Seminário Internacional de Segurança Alimentar começa nesta quarta-feira (25)
Arte/PBH

3º Seminário Internacional de Segurança Alimentar começa nesta quarta-feira (25)

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte inicia, nesta quarta-feira (25), o 3º Seminário Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Com o tema ‘O Poder Transformador dos Sistemas Alimentares Sustentáveis’, o objetivo é debater aspectos que envolvem a alimentação, acesso aos alimentos, produção e comercialização. Interessados poderão acompanhar a transmissão pelo canal do Youtube da SMASAC e do Conselho Regional de Nutrição da 9ª Região.

 

A abertura oficial do evento é a partir das 9h, no Teatro Francisco Nunes, com um cortejo do bloco Havaianas Usadas. Na mesa de abertura, além da secretária municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Rosilene Rocha, e parceiros institucionais, está confirmada a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal. A manhã termina com uma conferência ministrada pela professora Eleonora Sad, na área de conforto ambiental e estruturas ambientais urbanas. Participa do programa de extensão Compasso, que visa produzir experiências para a adaptação e resiliência das áreas mais vulneráveis do município às mudanças climáticas.

 

À tarde, a sede Prefeitura de Belo Horizonte recebe, paralelamente, o Encontro Regional ICLEI Minas Gerais, o Encontro da Agricultura Familiar e a aula temática “Racismo ambiental e sistemas agroalimentares: perspectivas ancestrais e afroperiféricas para a construção da soberania alimentar”, com presença de Monakassudeua (Jinsaba Ervaria) e do Cacique Merong Kamakã Mongoió (Pataxó-hã-hã-hãe, sexta geração da família Kamakã Mongoió).

 

Uma edição especial do BH + Feliz com a Feira de Agricultura Urbana, Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária, no dia 26 de outubro, vai promover a aproximação entre agricultores, feirantes e consumidores. Na Rua Goiás, próximo à sede da Prefeitura de Belo Horizonte, itens produzidos por agricultores e artesãos, além da comida mineira, estarão expostos, tais como hortifruti, temperos, ervas, tropeiro, acarajé, espetinho, entre outros.

 

A programação completa do  3º Seminário Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional já está disponível.

 

Histórico

Realizado pela PBH desde 2017, sempre no mês de outubro em celebração ao Dia Mundial da Alimentação, o Seminário tem como objetivos a formação, a divulgação de conhecimento e a conexão em rede de agentes estratégicos para o fortalecimento de sistemas alimentares sustentáveis e justos, pautados pelos princípios da agroecologia, da economia circular, da conexão entre produtores e consumidores, da alimentação adequada e da soberania e segurança alimentar e nutricional. Busca, também, valorizar a agricultura familiar e urbana, a gastronomia e a cultura alimentar, em prol da construção de uma cidade sustentável.

 

“É de extrema importância que os governos e a sociedade civil organizada reflitam e busquem soluções para enfrentar a fome e os diversos desafios associados à insegurança alimentar, incluindo as preocupações ligadas às mudanças climáticas. Nosso foco está na construção de sistemas alimentares equitativos, que não apenas garantam o acesso a alimentos saudáveis, mas também promovam relações éticas e respeitosas entre os consumidores, os produtores e o meio ambiente”, afirma a subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Darklane Dias.

 

Ainda segundo ela, é importante que o poder público e a sociedade debatam e encontrem soluções para combater a fome, considerando os aspectos ambientais e as populações mais vulneráveis. “É exatamente este o propósito da terceira edição do Seminário, promover discussões e debates significativos que abordem de maneira abrangente esses desafios.” destaca Darklane Dias.

 

O Seminário é uma realização da PBH em parceria com ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade, a Rede de Intercâmbio de Tecnologias Alternativas e o Conselho Regional de Nutrição da 9ª Região.