Pular para o conteúdo principal

1º Encontro de Salvaguarda do Teatro como Patrimônio Cultural de Belo Horizonte
Guto Muniz

1º Encontro de Salvaguarda do Teatro como Patrimônio Cultural de Belo Horizonte

criado em - atualizado em

Preservar e mapear a história do teatro mineiro é papel fundamental para resguardar o trabalho de inúmeros artistas e profissionais que contribuíram para a memória da cena teatral brasileira. Nesta quarta-feira (22), das 9h às 18h, acontece no Galpão Cine Horto o 1º Encontro de Salvaguarda do Teatro como Patrimônio Cultural de Belo Horizonte, objetivando a criação de um espaço de mobilização e sensibilização de artistas e coletivos da cultura para a manutenção e divulgação do teatro de palco e rua como forma de expressão e patrimônio cultural. O evento é direcionado a artistas, coletivos e profissionais do teatro de Belo Horizonte, e para participar, basta se inscrever gratuitamente no formulário.

Em 2004 foi promulgada, em Belo Horizonte, a lei municipal 9.000, que institui o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial, quando o município confere reconhecimento e legitimidade aos bens de natureza imaterial e promove a sua salvaguarda. Em outubro de 2014, o Conselho do Patrimônio Cultural de BH deliberou pelo registro, no Livro de Registro das Formas de Expressão, do Teatro de Palco, do Teatro de Rua e do Teatro de Bonecos de BH, por se tratar de manifestações culturais de relevante valor histórico, social e cultural para a cidade.

Para a construção do Plano de Salvaguarda é necessário promover amplas discussões sobre a dinâmica, o fomento da cadeia produtiva e a difusão da expressão teatral nos espaços da cidade. O 1º Encontro de Salvaguarda do Teatro como Patrimônio Cultural de Belo Horizonte conta com apoio da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura; e realização do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Serviço

1º Encontro de Salvaguarda do Teatro como Patrimônio Cultural de Belo Horizonte

Data e horário:
quarta-feira (22), das 9h às 18h

Local: Galpão Cine Horto, R. Pitangui, 3.613 - Horto

Inscrição gratuita pelo Formulário